Os alunos do 9º período do curso de Pedagogia da PUC Minas, disciplinas Necessidades Educacionais Especiais, Deficiência Física e Neuromotora e também Transtornos do Espectro Autista, estiveram em visita técnica na Apae-BH na última sexta-feira (6) para conhecer a proposta de trabalho desenvolvida pela Escola Oficina Sofia Antipoff, mantida pela instituição, que são alunos com deficiência intelectual e múltipla/autismo.

Lucianna Gontijo, diretora pedagógica da Apae-BH, ministrou uma palestra para explicar o trabalho pedagógico adotado, as metodologias utilizadas e também a dinâmica de funcionamento da escola e de toda a sua equipe.

“A visita teve como meta aproximar os estudantes da graduação de Pedagogia da PUC Minas de alunos com deficiência, oportunizar aos universitários a observação dos educandos em sala de aula, aprofundar o conhecimento em necessidades educativas especiais e também de bons trabalhos e práticas de qualidade existentes”, afirma Nivania Maria de Melo Reis, professora do curso de Pedagogia da PUC Minas.

Para Lucianna, “O Pedagogo que atua na APAE – BH precisa ter sensibilidade suficiente para perceber quais estratégias podem ser usadas e em que circunstâncias para que não se desperdice tempo demais aplicando numerosos métodos e, com isso, perca de vista os propósitos tanto da formação quanto da Instituição”, diz. “Nessa visita, percebi que os alunos de Pedagogia tinham a preocupação com a forma que a inclusão é trabalhada tanto nas escolas regulares quanto especiais. A preocupação deles é em como o profissional da educação conseguirá fazer com que o aprendizado seja realmente transmitido. Como, enquanto educador, posso garantir a aprendizagem de um deficiente intelectual? Posso então criar metodologias de ensino? Algumas e outras perguntas interessantes foram respondidas, mas considero que não existem receitas prontas para Educação. O que existe chama-se criatividade, inovação, responsabilidade social e principalmente amor à profissão de educar”, analisa Lucianna.

Após a apresentação, os professores da Apae-BH realizaram uma série de atividades envolvendo os alunos da Apae-BH e os universitários que visitavam a instituição.

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?