O mundo está em distanciamento social. Em meio à pandemia da Covid-19, ouvimos muitas notícias e informações que aumentam a angústia, que surge com um forte aperto no peito, a cada dia que passa. Mas não tão de longe assim, muita gente ainda faz questão de mudar a vida do próximo, apoiar, cuidar, se arriscar, para, bem de perto, fazer a diferença.

No último mês, duas pessoas que fizeram grande diferença no serviço de acolhimento Casa Lar APAE-BH foram a mãe social Viviane e o pai social Wadner, da Casa Lar Barreiro. Eles têm desenvolvido seu trabalho com esforço e dedicação, expressando um cuidado genuíno com os moradores.

A presença desses colaboradores se mostrou ainda mais necessária neste período: em meio a dispensas de funcionários e afastamentos por doença, eles se mostraram ainda mais empenhados e não deixaram de realizar o seu trabalho com excelência e muito amor.

Além dos cuidados básicos com higiene, alimentação, locomoção, administração de medicamentos, por iniciativa dos próprios colaboradores foram realizadas diversas atividades, como jogos de tabuleiros, futebol, peteca, corte de cabelo, pintura, hidratação e até comemoração de aniversário com direito a churrasco e muita diversão. Tudo isso tem sido um grande aliado ao bem-estar emocional durante o distanciamento social, auxiliando e estimulando o convívio social e a ocupação dos espaços da casa lar.

Os colaboradores também têm auxiliado os moradores nas atividades pedagógicas enviadas pelas escolas e pelos demais serviços neste período. Eles têm feito um trabalho contínuo de habilidades sociais nunca alcançado nesta casa.

O papel do pai e da mãe social é fundamental, proporciona qualidade de vida, para além de ganhos óbvios com higiene, alimentação e outros cuidados, mas também o ganho de saúde mental, fazendo com que os moradores se sintam mais seguros, tendo alguém que o escute, cuide e até troque experiências, o que faz com que eles se sintam mais importantes e felizes.

A profissão de cuidar é um gesto de amor, carinho, dedicação, e é capaz de contribuir para melhorar a vida dos moradores, trazendo mais dignidade para o dia a dia deles.

Obrigada, Viviane e Wadner pela dedicação e empenho: esse esforço é fundamental para que os nossos objetivos sejam alcançados. 💕

Equipe Casa Lar