Centro Dia, é o serviço da APAE BH que tem atividades desenvolvidas em diversas ambiências e é voltado para adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo? Promover autonomia, participação social e aprimoramento ou reconhecimento de dons. O espaço oferece atividades nas ambiências: Corpo em Movimento, Vivências (AVD- AVP) e Participação Social.

A responsável direta pelo serviço é a Sanderleia, gerente do Centro Dia. Mais conhecida como Sandy, ela está na APAE BH há 20 anos, o que proporciona uma troca de experiência entre ela, usuários e familiares.

Com o público voltado para fase jovem/adulto, ela busca quebrar a tendência a infantilização da Pessoa com Deficiência, tratando-os de acordo com sua idade cronológica: “Para diminuir um pouco esse olhar que muitas vezes a sociedade e a família tende infantilizar, a gente tem um atendimento, um direcionamento adulto, que inclui falas mais enfáticas, cobranças referentes aos compromissos que eles assumem, e reflexões. É preciso deixar claro que eles têm responsabilidades”. Declara.

Sobre isso, Sandy explica que tem usuários que levam brinquedos para as atividades, por ainda não se identificarem como adultos. Sobre eles, ela fala que é preciso ir com calma para tentar quebrar esse costume: “A gente vai tentando, conversa com o usuário através dos educadores, e por meio dos técnicos, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeuta, a gente envolve a família também nessa transição”.

Amparada por uma equipe de muito capacitada, Sandy acredita no Centro Dia como um serviço de extrema importância para participação da Pessoa com Deficiência na sociedade. Mesmo se tratando de um público mais velho, o Centro Dia não é o fim do trajeto, muitas vezes, é o começo!

©2022 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?