Parque MultissensorialO Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV Contagem/APAE-BH adquiriu e pôs em funcionamento recentemente o Parque Multissensorial IUP 6D para atender pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), com outros transtornos do neurodesenvolvimento e com deficiência intelectual.

O equipamento é o primeiro em funcionamento no estado de Minas Gerais e o primeiro administrado por uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE no Brasil. Trata-se de um centro de estimulação totalmente operado através de softwares, que integra e otimiza as terapias em um só lugar, estimulando e favorecendo o desenvolvimento da audição, visão, do tato, paladar, visão, equilíbrio e movimento. É uma ferramenta inovadora que possibilita aos profissionais de diferentes áreas trabalharem a autonomia e a independência das pessoas com deficiência e, principalmente, aquelas com transtornos sensoriais.

Parque MultissensorialAs terapias podem ser individuais ou em grupo, a depender das necessidades e do perfil de cada usuário. Elas ampliam as possibilidades de tratar os problemas ao processar as informações de ordem sensorial e os distúrbios de aprendizagem. De acordo com a terapeuta ocupacional norte-americana Jean Ayres, por meio da integração sensorial é possível apresentar uma resposta adaptativa adequada, a partir da organização das sensações do próprio corpo em relação aos estímulos do ambiente.

Além destes, outros benefícios podem ser experimentados pelas pessoas com autismo, como, por exemplo, desenvolver e potencializar a sociabilidade, principalmente porque, na maioria dos casos, eles apresentam déficits importantes na comunicação e na interação social.

Treinamento

Para que o parque pudesse entrar em funcionamento, nos dias 3 e 4 de março os profissionais das diferentes áreas que atuam no CER IV Contagem/APAE-BH (psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e nutricionista) receberam treinamento operacional.

As atividades do CER IV estão temporariamente suspensas devido à pandemia do COVID-19. Tão logo a situação se normalize, os atendimentos do parque voltarão a ser agendados pelos profissionais do Centro.

Parque Multissensorial

Por: Jeyverson Mendes – Gerente da Reabilitação Intelectual CER IV Contagem / APAE BH

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:
Share This

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?