No mês de maio, a Gerência de Defesa de Direitos e Apoio à Família, que compõe a Assistência Social da APAE BH, organizou um encontro virtual que reuniu famílias atendidas, colaboradores da APAE e o Dr. Eduardo Barbosa, médico e superintendente voluntário da Federação Nacional das APAE (Fenapaes). Durante o encontro, que foi chamado de “Chá de lembranças”, houve deliciosos compartilhamentos de histórias, muita troca de experiências e, claro, muita conversa sobre este momento tão desafiador pelo qual estamos passando com a pandemia da Covid-19.

Temas como a importância de cuidarmos da nossa mente, de nossa saúde e informações sobre alimentação saudável foram trazidos pelas famílias. O momento foi de extrema importância para que todas as famílias pudessem ser ouvidas, pudessem desabafar e, ao mesmo tempo, ser acolhidas.

“Foi um momento muito especial para todos nós. Compartilhamos experiências e ouvimos uns aos outros, da mesma forma que o projeto ‘Cuidar de quem cuida’ da APAE-BH vem fazendo, conta Danilo Barcessat, responsável pela área de Economia Criativa da APAE e um dos organizadores do encontro.

Eliane, a Nana, há anos cuidada irmã Eni, usuária da APAE há mais de cinco décadas, e agora cuida também da mãe que desenvolveu Alzheimer. Sempre que possível, participa dos encontros promovidos pelo projeto “Cuidar de quem cuida”. “Eu tenho muito a agradecer, porque neste período de pandemia e de isolamento social, a presença virtual da equipe da APAE tem sido muito importante. Eu poderia até dizer que de virtual não tem nada, porque as meninas se fazem sentir presentes, nos sentimos acolhidas”, diz Eliane Hungere, irmã da Eni, usuária há 53 anos da APAE BH. “E, hoje, esse encontro com o Dr. Eduardo foi fantástico! Tivemos a oportunidade de expor nossos sentimentos, nossas saudades e nossas lembranças”, comemora Nana.

Ações como esta fazem parte do intenso e sistemático trabalho da APAE-BH de aprimorar o atendimento prestado às nossas famílias. Mais encontros vêm por aí, aguardem!