O Centro Dia da APAE de Belo Horizonte promoveu na manhã da última segunda-feira (16) o primeiro Encontro de Famílias de seus usuários. Mais de 20 mães, pais, irmãs e avós se reuniram em grupo para, juntos, aproximarem suas famílias e discutirem questões relacionadas aos usuários e também temas que envolvem o dia a dia em relação aos cuidados e à convivência com as pessoas com deficiência.

Os temas dos encontros, que a partir de agora passam a acontecer mensalmente, serão sugeridos pela APAE, mas também trazidos pelos próprios participantes. De acordo com a equipe psicossocial do Centro Dia, Cleyde Lopes e Débora Cristina, os responsáveis pelos usuários do Centro Dia estão vivendo momentos muito parecidos: o envelhecimento dos próprios filhos, irmãos e netos (muitos deles frequentam a APAE há décadas), bem como o próprio envelhecimento. Isso, segundo elas, traz à tona discussões indispensáveis para que todos possam se apoiar uns nos outros diante de tantos questionamentos e tanta angústia.

Nesse primeiro encontro, Cleyde observou que houve uma sintonia muito grande entre os participantes, que aproveitaram a ocasião para falar muito de si e fortalecer vínculos entre eles. “Eles se reconheceram através das dificuldades enfrentadas, se identificaram pelas muitas coincidências ao longo da vida e pelas inúmeras conquistas que todos esses anos de trajetória conferiram a eles”, diz.

De acordo com a equipe, a ideia é que as discussões tenham impactos na vida pessoal, para que isso tenha influência também na família e, consequentemente, na comunidade. “Queremos que o debate vá para além dos portões da instituição”, afirmam Cleyde e Débora.

O Centro Dia da APAE BH
Ao todo, o Centro Dia da APAE BH atende 141 usuários, de 18 a 65 anos. Em dois turnos, são oferecidas atividades em três diferentes ambiências: “Vivências”, que proporciona atividades de vida cotidiana; “Corpo em movimento”, que oferece oficinas de capoeira, musicalização e dança; “Participação Comunitária”, que traz à discussão temas atuais para serem debatidos em grupo e atividades de participação social. Além disso, o Centro Dia oferece as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Artístico, como coral, bateria e teatro.