A Diretora da Escola Sofia Antipoff, pedagoga Luciana Gontijo, realizou uma palestra de capacitação para a Escola Estadual José Bonifácio, Fundação Dom Bosco e para membros da sua equipe aqui na nossa escola.
Com o tema central: A Formação de Laços Pedagógicos Positivos Alunos, Escola e Família, Lucianna abordou outros temas como como a situação do aluno com deficiência no cenário da pandemia e realizou questionamentos importantes, colocando em pauta por exemplo, assuntos como a preparação do corpo docente das escolas para o retorno presencial.

Esta palestra foi desenvolvida tendo como objetivos avaliar o aluno com deficiência diante a pandemia, retratando não somente a situação de interrupção das aulas e isolamento social, como também o retorno. Além disso, avaliar como está o docente em relação a este retorno, e discutir quais dificuldades que poderão vir a enfrentar.

A família também foi incluída; colocou-se em pauta a importância da família, a sua relação com a escola, e como manter esse elo em tempos de tantas mudanças e de planejamentos para os novos desafios em relação a educação.

O encontro aconteceu de modo virtual e teve a participação de 68 pessoas dentre professores supervisores e diretores. A palestra foi conduzida num clima de diálogo o que proporcionou debates sobre propostas de suporte e a consolidação de parcerias.

Com embasamento em referências da educação, durante a palestra, Lucianna realizou questionamentos e fez reflexões junto com os participantes, levando a pensarem de forma mais ampla sobre o futuro da educação no pós pandemia.

Temas como neurociência, afetividade, inteligência emocional, competências e habilidades socioemocionais foram abordados, pois Lucianna acredita nos métodos pedagógicos que valorizam o desenvolvimento humano, e entende que, no momento que estamos vivendo, é de suma importância compreender e saber lidar com as emoções, visto que o efeito pós pandemia, gerou em todos sentimento de insegurança, medo, ansiedade; dentre outros.

A formação de laços positivos é o entrelaçado alunos, escola e famílias. Lucianna reconhece o quanto a parceria com as famílias é de extrema importância. Escutar, dialogar, aprender junto, é cada vez mais o melhor investimento de educação continuada, seja em casa, na escola e para a vida!

Uma palestra completa, repleta de reflexões, questionamentos e aprendizados.