“Bumba meu boi” ou “Boi-bumbá” é uma manifestação de dança do folclore popular brasileiro que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi e tem ligações com diversas culturas: africana, indígena e europeia, além de festas religiosas católicas, principalmente no período da festas juninas.
A história conta que mãe Catarina, com desejo de comer língua de boi, pede a seu marido, pai Chico, para saciar sua vontade. Pai Chico atende o desejo de sua mulher reunindo os trabalhadores da fazenda para matar o boi…
Para valorizar ainda mais essa manifestação folclórica, os usuários e familiares do Centro Dia, da APAE-BH, saíram em um cortejo animado, recheado de empolgação, interatividade e inclusão com os moradores do bairro Santa Tereza, que acompanharam o cortejo. Todos se divertiram com as músicas, danças e brincadeiras do Boi Bumbá, revivendo essa tradição brasileira que resiste ao tempo desde o século XVIII.
O cortejo saiu da APAE-BH e seguiu pelas ruas de Santa Tereza até a igreja matriz Santa Tereza. Depois, até o Bar e Cervejaria Mundinho Santê, onde foi servido o prato desejado por Mãe Catarina, a língua de boi.
O trabalho foi realizado pela equipe de profissionais e usuários do Núcleo Artístico do Centro Dia e pode ser considerado uma prévia do que vem por aí: “O Musical Boi da APAE”, com previsão de estreia para o final do segundo semestre de 2019.
Equipe do Núcleo Artístico – Centro Dia/APAE-BH [vc_images_carousel images=”17118,17112″ img_size=”medium”]