Meu nome é Célia Regina, eu sou mãe do Luiz Fernando. Venho aqui pra falar com vocês como eu estou feliz, como o Luiz Fernando está feliz no trabalho. Dia 10 de dezembro, ele fez um ano na construtora, ele e os amigos deles. Teve uma confraternização na empresa, ele foi, quando tem um churrasco ele vai, hoje ele pega ônibus sozinho… De lá para cá o Luiz Fernando cresceu, ele está com a autoestima lá em cima, está se sentindo incluído na sociedade, no meio das pessoas. Tudo o que eu mais queria era isso, subir a autoestima dele, porque a autoestima dele era baixa. Mesmo com a deficiência intelectual dele, ele está indo, ele está crescendo!

Então, eu venho aqui como mãe para falar com vocês como é importante esse trabalho da APAE, da equipe toda da Alessandra, de todo mundo. Como mãe, falo que temos que participar das palestras, dos encontros aí na APAEcom as fonoaudiólogas, psicólogas, com a equipe toda, porque a gente se sente segura de dar uma empurrada no filho. Porque a gente quer prender o filho da gente perto da gente de tanto medo.

Como o Luiz Fernando cresceu como homem, como pessoa, como ele está feliz… Ele mesmo compra o lanche dele, as roupas dele, ele nunca teve um videogame, ele comprou esse ano, ele mesmo vai ao cinema e paga as coisas dele, porque a gente não tinha condições. Tudo que ele tem hoje ele compra com o dinheiro dele e ele vai trabalhar todo feliz, volta feliz, satisfeito, e só está crescendo como pessoa e como homem.

Eu estou muito feliz como mãe e eu falo com vocês, mães, que estão chegando agora aí na APAEque têm receio de deixar o filho ir pro mercado de trabalho: não tenham! Tenham fé, acreditem nos seus filhos, participem dessas palestras, porque ajudam muito, são fundamentais. Porque se com o Luiz Fernando e com os companheiros dele deu certo, vai dar certo para vocês também! Vamos que vamos!

Um abraço a todos da APAE!”

Texto feito com base em áudio enviado por Célia Regina à equipe do programa Trabalho, Emprego e Renda – TER da APAE-BH