O IBGE divulgou o Censo demográfico de 2022. Na publicação oficial do órgão fica evidente e escancarada a falta de oportunidade para pessoas com deficiência. Dados como o que aponta que apenas 54% dos PCDS frequentam o ensino médio, evidencia a desigualdade a que esse público é submetido.
Outro dado importante é a taxa de analfabetismo, no terceiro trimestre de 2022, a taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto entre as pessoas sem deficiência essa taxa segue a média de 4,1%.
No mercado de trabalho os números também são discrepantes: apenas 29,2% das ocupações do mercado de trabalho são preenchidas por pessoas com deficiência.
A APAE-BH disponibiliza o encaminhamento de pessoa com deficiência ao mercado de trabalho através do programa Trabalho, Emprego e Renda.
Acesse os links para ter acesso a apresentação e informativo liberados pelo IBGE:
Apresentação: file:///C:/Users/COMUNI~1/AppData/Local/Temp/Rar$EXa4528.28957/PNAD-PCD-APRESENTAÇÃO.html
Informativo: file:///C:/Users/COMUNI~1/AppData/Local/Temp/Rar$EXa7972.49567/liv102013_informativo-PNAD-PCD-2022-(1).html
Saiba mais sobre como funciona o encaminhamento de pcd’s ao mercado de trabalho pela APAE-BH em: https://apaebh.org.br/trabalho-emprego-e-renda/