Como sempre fazia antes da pandemia, o serviço Trabalho, Emprego e Renda – TER da APAE BH vem se reunindo com os usuários atendidos e suas famílias para discutir assuntos de extrema relevância e que, de alguma forma, afetam o dia a dia de nossos usuários e suas famílias.
Só que neste momento de pandemia, os encontros têm sido virtuais, feitos por meio de aplicativos da internet.

Apesar de não estarmos tão próximos quanto gostaríamos, os debates têm sido extremamente produtivos. Esta semana, por exemplo, a equipe debateu com as mães um tema que, cada vez mais – especialmente em momentos em que as famílias estão confinadas em casa, vem despertando muita atenção: a violência doméstica.

Os encontros aconteceram em duas sessões, uma na parte da manhã, outra à tarde. Neles, toda a equipe do TER repassou às mães muitas informações e também ouviu de todas muitas experiências e também diversos questionamentos muito relevantes.

Michelle Tallita, assistente social da APAE BH, reuniu em sua apresentação dados impressionantes sobre os casos de violência doméstica no Brasil e explicou também que dentro do contexto da violência doméstica estão inseridos diversos tipos de abusos, como psicológico, sexual, patrimonial e verbal, todos gravíssimos e inaceitáveis. Michelle alertou também que têm aumentado muito os casos de alcoolismo e abuso de drogas ilícitas e que tudo isso contribui para o aumento dos casos de violência doméstica.

A gerente do TER, Izabella Paulino Amaral, e Elen Mariz, gerente de Defesa e Garantia de Direito e Apoio à Família alertaram a todas sobre o fato de que cada um de nós, em nossas vivências e experiências pessoais, estamos sofrendo com o isolamento e, por isso, tanto quanto estarmos alertas em relação às atitudes do outros, devemos também cuidar de nossos próprios atos. O aprendizado é coletivo. Devemos, por isso, pedir escolher as pessoas certas e, para elas, pedir ajuda sempre que necessário.

Por fim, Elen comunicou que, a partir da semana que vem, todas as terças, das 13h às 14h, ela estará online, à disposição dos familiares que queiram conversar, desabafar e trocar ideias com ela. Os encontros devem ser combinados com ela, pelo e-mail familia@apaebh.org.br

Denuncie casos de violência doméstica: Ligue 180

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?