Por: Leonardo Morais, assistente social da Casa Lar

Cuidar denota atenção, cautela, desvelo, zelo e assume, ainda, características de sinônimo de palavras, como imaginar, meditar, empregar atenção ou prevenir-se. Porém, representa mais que um momento de atenção. É, na realidade, uma atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o ser cuidado (REMEN, 1993; BOFF, 1999; WALDOW, 1998; SILVA et al., 2001).

Se, ao longo da vida, o indivíduo não fizer com cuidado tudo o que empreender, acabará por prejudicar a si mesmo e destruir o que estiver a sua volta (BOFF, 1999).

Segundo o mesmo autor, apenas quando a existência de alguém adquire significado para nós, o cuidado aparece e ganha importância. Assim, passamos a cuidar e participar do destino, buscas, sofrimentos e sucessos do outro.

Durante esta pandemia, quando estamos todos muito preocupados com o presente e com o futuro, temos uma história de sucesso para contar. Com poucas palavras e muitas atitudes, Reginei chegou para ficar na Casa Lar Milionários. Entrou na equipe Casa Lar como auxiliar e hoje está proporcionando melhor qualidade de vida para as oito moradoras.

Reginei não mede esforços para construir dias melhores para todos da Casa Milionários, que estão em isolamento social. Esse período tem sido difícil e exigido de todos nós muita criatividade e utilização de diversas estratégias para manter as atividades dos usuários, dentro das casas, o mais saudáveis possível.

Assim, ela inicia sua rotina distribuindo tarefas simples para as moradoras, tais como arrumar a própria cama e lavar algumas louças. Reginei também participa e organiza atividades lúdicas como, por exemplo, dispor os moradores em roda para tocar violão e cantar. Ela também tem se revelado muito criativa na cozinha, preparando receitas saudáveis, muito apreciadas por todos.

Por tudo isso, deixamos aqui o nosso reconhecimento a Reginei pelo seu esforço, criatividade e superação.