Por: Estefânia Silva Magalhães e Joyce Moreira Marcelino

O Prontuário da Assistência Social é um importante instrumento técnico operativo utilizado pelos profissionais Assistentes Sociais. O instrumental é uma ferramenta de trabalho que permite aos profissionais conhecer a realidade dos usuários e seus familiares, sendo possível saber as expectativas das famílias no que se refere ao desenvolvimento dos usuários que são atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV.

Para compreender a realidade social dos usuários e de suas famílias utiliza-se o Prontuário da Assistência que, através da avaliação socioeconômica, proporciona informações que direcionam as atuações do/a Assistente Social. O objetivo do Prontuário da Assistência é obter elementos que permitam aos profissionais a percepção do contexto social aos quais as famílias estão inseridas, visando promovê-las e integrá-las em ações de fortalecimento sociais.

Ressalta-se a importância desse instrumento que leva os profissionais a, durante a entrevista social, ouvirem o usuário e seus familiares, compreenderem as suas demandas, permitindo, assim, intervirem, orientando e informando sobre os direitos e deveres, esclarecendo dúvidas, direcionando-os em busca daquilo que às vezes lhes é desconhecido, encaminhando para a rede socioassistencial, visando sanar as necessidades existentes, fortalecendo e integrando os usuários e seus familiares na sociedade.

As famílias entrevistadas, em sua grande maioria, chegam ao Serviço Social fragilizadas devido ao contexto social vivenciado, sendo necessária a intervenção do profissional para reforçar o papel protetivo da família, fortalecendo e reconstruindo vínculos familiares e sociais.

Os familiares, por sua vez, também são usuários do CER IV. O Serviço Social atua com o grupo familiar existente, pois os principais objetivos da profissão é promover a convivência familiar, seja ela grupal e/ou social; construir e reconstruir os vínculos familiares e/ou de pertencimento; fortalecer o papel protetivo da família; dar autonomia ao usuário e familiares, entre outros.

Contudo, é perceptível a importância do Prontuário da Assistência no CER IV para compreensão das configurações familiares, fortalecendo o elo entre usuário, família e profissionais, conhecendo a realidade desse público, tornando imprescindível o trabalho do/a Assistente Social com eles.

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?