Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, finalizada na última dia 28, a APAE BH desenvolveu diversas atividades que deram destaque à importância do exercício do protagonismo e, consequentemente, da inclusão social das pessoas com deficiência na sociedade. Protagonistas na sociedade, protagonistas na própria vida, no exercício de suas escolhas!

Em dois momentos, um deles com familiares do CER IV Contagem (foto ao lado), o outro com usuários e também familiares da sede da APAE (foto destaque), a Gerência de Defesa de Direito e Apoio à Família do Serviço de Assistência Social da APAE BH realizou Rodas de Conversas virtuais para discutir de forma muito franca assuntos ligados aos temas protagonismo, empoderamento e inclusão social. Foram muitas as participações, com depoimentos comoventes e inspiradores.

Ao longo de mais uma hora de uma conversa extremamente inspiradora, todos os usuários da APAE BH presentes na roda de conversa falaram muito sobre conquistas, sobre sonhos e contaram o que vêm fazendo no dia a dia para fortalecer a sua autonomia.

Foram muitos os exemplos que serviram de incentivo para que cada família, cada usuário pudesse, a partir desse momento tão rico, solidário e colaborativo, repensar posturas e, assim, perceber a importância de desenvolver sua autonomia e assumir de uma vez por todas o papel de protagonistas. Isso porque a prática mostra a absoluta necessidade de mudarmos essa realidade injusta que vivemos, uma realidade que segrega e exclui.

Alba Lee, artesã, mãe de Heitor Cutrim, usuário da APAE BH, mediou uma das rodas e, com a sensibilidade e toda a sinceridade de quem tem uma longa trajetória de lutas em sua história, provocou uma das discussões de forma muito assertiva: “Até que ponto deixamos que a pessoa com deficiência intelectual seja de fato um protagonista? Eles se sentem bem na escola, no trabalho, com a família, por que a gente não incentiva mais essa autonomia?”

Esse assunto ainda renderá muitos outros diálogos …

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?