O mês de setembro chegou, e com ele, muitas causas importantes e discutíveis, e dentre elas está o setembro verde, mês dedicado à conscientização, respeito e inclusão da pessoa com deficiência, também marcado pela celebração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
O setembro verde tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência, e no dia 21/09, é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por meio da Lei nº 11.133 de 14 de julho de 2005, também com objetivo de conscientização da população, mas também de valorização e respeito às pessoas que possuem deficiência.
Saiba mais sobre: LEI Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005
E você conhece quais são os tipos de deficiência?
Venha entender:
DEFICIÊNCIA VISUAL
A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina três grupos de deficiência:
Cegueira – há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do sistema Braile, como meio de leitura e escrita.
Baixa visão ou visão subnormal – caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento dos olhos, mesmo depois de tratamento ou correção.
As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais.
Visão monocular – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é caracterizada por visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos enquanto o outro mantém visão normal. As pessoas com visão monocular têm dificuldades com noções de distância, profundidade e olhos.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Existem diferentes graus de perda auditiva. Em alguns casos, com o auxílio de aparelhos, a pessoa pode ouvir e se comunicar sem muitas dificuldades, em outros casos, a leitura labial é fundamental.
No caso de surdez total, pode ser que a pessoa tenha aprendido a interagir com os outros, usando a língua brasileira de sinais (LIBRAS).
DEFICIÊNCIA FÍSICA
É a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarreta o comprometimento da função física.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Funcionamento intelectual significativamente médio, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização de recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O autismo — nome técnico oficial: transtorno do espectro do autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos).
Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente, que se usa o termo “espectro” pelos vários níveis de suporte de que necessitam, variando de pessoas com alta dependência, caso leves, até a outros que nem sequer foram diagnosticados.
PESSOA OSTOMIZADA
Uma pessoa ostomizada é aquela que passou por uma cirurgia para criar uma abertura no corpo, chamada estoma, que permite a saída de urina ou fezes, ou auxilia na alimentação ou respiração.
A ostomia pode ser indicada em diversos casos, como:
- Defeitos de nascença
- Câncer de intestino, cólon ou reto
- Doenças inflamatórias, como colite ulcerativa ou doença de Crohn
- Doença de Chagas
- Traumas, como acidentes de trânsito
- Obstrução intestinal
- Perfuração intestinal
Confira: Setembro Verde – Mês da Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência
Não se esqueça de acompanhar tudo em nossas redes sociais.
Acesse: Instagram APAE BH