Há quase 100 dias o Centro Dia da APAE-BH suspendeu suas atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19. No exato momento em que firmávamos nosso discurso incisivo de reforçar a participação social para as Pessoas com Deficiência veio a necessidade de distanciamento social para nos afastar fisicamente uns dos outros, como forma de segurança à saúde.

Mas foi pensando na importância de não interrompermos nossas atividades, de minimizarmos os impactos do distanciamento e de manter ativo o processo de desenvolvimento de todos os nossos usuários e suas famílias que toda a equipe do Centro Dia da APAE-BH vem se desdobrando para oferecer teleatendimentos criativos, inspiradores e muito prazerosos ao nosso público.

Diversas são as formas que encontramos para atender ao máximo possível de usuários e seus familiares, mesmo durante este difícil momento: chamadas de vídeo e ligações telefônicas para aparelhos fixos e celulares.

Por esses meios, conversamos com os usuários e suas famílias, propomos atividades específicas trabalhadas nas ambiências de referência, sempre focadas nas demandas dos usuários de das famílias; repassamos informações importantes sobre o momento de pandemia e também sobre a oferta de benefícios governamentais; criamos e incentivamos o uso de um aplicativo de atividades sistêmicas; e o que é mais importante: tentamos, ao máximo, nos manter próximos de todos.

Ao todo, 137 usuários e seus familiares vêm participando ativamente de nossos atendimentos. E em tempos de tantas incertezas, estamos buscando formas de nos reinventarmos para garantir o atendimento e manter a oferta do serviço, pensando na proteção social e na qualidade de vida do nosso público.

Esperamos, desta forma, que quando tudo isso acabar e pudermos nos reencontrar, estejamos ainda mais conectados e envolvidos em nosso trabalho! 💕

Por: Sanderleia Rodrigues, gerente do Centro Dia; e Maria Emília Bedran, educadora do Centro Dia

#APAEbh #CentroDiaAPAEBH