Para todos nós da APAE BH, o Carnaval – e a nossa tradicional invasão das ruas de Santa Tereza com a nossa APAETucada, sempre significou mais do que simples folia e registro de uma data festiva. Muito além de diversão e samba no pé, nosso Carnaval sempre foi, principalmente, um momento para bradarmos o nosso maior grito, contar para a nossa sociedade o nosso mais importante tema que é a participação Social.

Em nosso Carnaval, todos são bem-vindos, todos participam e, acima de tudo, todos fazem a festa, a maior festa da diversidade de Belo Horizonte! Nosso Carnaval é a festa da autonomia, da participação, da sociabilidade, da construção da identidade. E quem conhece sabe o quanto isso é verdadeiro! O quanto isso é prioritário para nós!

E, na APAE BH, o Carnaval acontece, mas ele é um símbolo do que fazemos diariamente em nossas ações. O que conseguimos escancarar durante a festa é aquilo que, sistematicamente, defendemos, lutamos e fazemos acontecer durante todo o ano!

Só que este ano de 2021 a festa precisou ser diferente. A pandemia não deixou que nos juntássemos e ocupássemos as ruas com toda a nossa felicidade transbordante. Mas como sabemos que este marco é tão importante para nós, para todos os nossos usuários e para seus familiares, toda a equipe do Centro Dia foi para dentro de um estúdio transmitir de lá para a internet toda a alegria e toda a saudade que não cabem em nós.

Marchinhas antigas, axé retrô, sambinhas inesquecíveis, todas essas músicas que nossos foliões sabem de cor foram cantadas dentro de cada um dos lares que estavam acompanhando a celebração que fizemos especialmente para eles. E a festa foi linda! Teve fantasia chique, fantasia improvisada, cantoria pra vizinhança toda ouvir e teve, claro, a malemolência que acompanhou as duas horas de nosso Carnalive BH 2021.

A folia não foi como nos últimos 14 anos, nem do jeito que tanto gostamos. Mas aconteceu e, mais uma vez, deixou marcado, com muito confete e serpentina, o compromisso que a APAE-BH tem e continuará tendo para sempre: promover a participação social, sempre com muita, muita alegria!