Lívia

O programa Trabalho, Emprego e Renda – TER da APAE BH passou recentemente por importantes transformações. Este ano, com a finalização dos Grupos Operativos de Primeiro Emprego dentro da instituição, estaremos voltados primordialmente para o eixo de inclusão laboral.

O objetivo é auxiliar pessoas com deficiência na busca por um trabalho condizente com o seu potencial, com suas condições físicas e com suas aspirações e também com a disponibilidade de vagas existentes no mercado. Sabemos que a autoestima e a dignidade do adulto com deficiência intelectual estão intrinsecamente ligadas à sua inclusão laboral e econômica.

Júlia

Por outro lado, visamos também auxiliar as empresas na busca e adaptação desse profissional. A APAE-BH oferece um serviço de assessoria às empresas pelo qual identificamos ações, denominadas de apoios, que reúne um conjunto de serviços, mas não se caracteriza pelo assistencialismo; ou seja, o empregador deve estar satisfeito com a qualidade e produtividade da função desempenhada pela pessoa com deficiência (PCD), assim como a PCD deve estar satisfeita com a função exercida e as condições de trabalho, devendo ocupar situação de igualdade em relação aos demais trabalhadores.

A equipe do TER auxilia tanto as pessoas com deficiência nessa busca pelo emprego quanto à empresa no recebimento dessas pessoas. A inclusão laboral se fundamenta em princípios e valores que incluem a presunção da empregabilidade, a importância dos apoios, a centralidade nas habilidades e capacidades dos usuários, a individualidade, a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho de acordo com a sua vontade e interesses, com condições de trabalho iguais às dos outros empregados.

Marcos Vinícius

Ronan

Além disso, o TER da APAE BH valoriza a importância da comunidade, assim como a autonomia e independência da PCD e leva em conta as condições de acessibilidade e a necessidade de tecnologias assistivas. A pessoa se desenvolve no próprio posto de trabalho e cada um se desenvolve conforme suas competências e habilidades.

As ações do TER permeiam o recrutamento dessas pessoas, a assessoria, orientação e o acompanhamento personalizado e individualizado, realizados dentro da empresa e considerando a função exercida no trabalho, de forma a garantir a permanência da pessoa com deficiência e as mesmas condições oferecidas a outras pessoas.

O TER da APAE BH possui hoje duas frentes de trabalho: uma na unidade sede, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e outra no CER IV Contagem/APAE BH, localizada no bairro Europa, em Contagem.

Buscamos por empresas parceiras que tenham interesse na contratação de pessoas com deficiência, bem como queremos cadastrar o currículo de pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho.

Entre hoje mesmo em contato conosco: empregoerenda@apaebh.org.br

Estamos à sua espera!

 

(Foto de abertura: nossa querida Elaine e sua carteira assinada!) 

©2022 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?