A importância na Intervenção em Deglutição e Mastigação dos usuários do Programa Casa Lar

A APAE-BH realiza um importante trabalho com os 52 moradores das Casas Lares da instituição com o apoio e orientação de fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermeira.

O trabalho desenvolvido pelos especialistas da entidade são as avaliações da deglutição, da mastigação e do trabalho com exercícios que agem na sensibilidade da laringe e análises da melhor intervenção para melhorar e prevenir complicações mais sérias, como a disfagia (dificuldade de deglutição) que pode acarretar pneumonia.

Os usuários do programa Casa Lar apresentam, em sua maioria, alterações nas estruturas ligadas às funções estomatognáticas. Essas alterações acarretam prejuízos na deglutição, na mastigação, no controle oral, na sensibilidade peri e intra oral, dentre outros. A atuação fonoaudiológica tem o objetivo de amenizar os efeitos causados por tais desordens. As estratégicas terapêuticas consistem em alterar o modo de mastigar, modificar a consistência dos alimentos e realizar exercícios para fortalecimento e coordenação de tais estruturas.

Os resultados alcançados com a adoção dessas intervenções são a melhora na organização para o ato da mastigação e da deglutição, proporcionando maior qualidade de movimento e diminuição do escape oral. A permanência da atuação fonoaudiológica proporciona a melhora dos quadros de alteração da deglutição (disfagia).