Todo projeto começa de um sonho e é sempre compartilhado com outros que nele acreditam e começam a empreitada.

Em meio a um cenário de incertezas, onde é preciso enfatizar que a responsabilidade social das empresas em contratar e manter funcionários com deficiência intelectual não prejudica sua lucratividade e seus resultados organizacionais, construir pontes e firmar parcerias pode ser uma solução por vezes, não muito fácil.

A APAE-BH considera que para cumprir o propósito e objetivo do seu trabalho, se faz necessário contextualizar a diferença entre uma parceria de negócios e um “fornecedor” de serviços. Uma parceria¹ é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns É claro que existe uma definição legal de uma parceria de negócios, mas na APAE-BH estamos mais interessados numa ideia mais ampla, que cria uma relação comercial de confiança e credibilidade.

PARCERIA DE NEGÓCIOS

  • Tem vulnerabilidade mútua e os parceiros compartilham os possíveis riscos e estão dispostos a fazer o que for preciso para a parceria dar certo.
  • Significa trabalhar juntos para criar novas possibilidades no futuro.

FORNECEDOR

  • Os relacionamentos comerciais com fornecedores podem ser formalizados para terem também este tipo de vulnerabilidade mútua, mas normalmente eles não o fazem. Os fornecedores muitas vezes trabalham para cumprir um acordo ao pé da letra.
  • Olha-se muito para trás – para o que não foi e para o que poderia ter sido.

Sabemos que parcerias estratégicas não só podem como devem ser um diferencial competitivo para as empresas. Uma boa parceria é sinal de ideias inovadoras, de credibilidade no negócio. Para isto, nós, da APAE-BH, consideramos essencial buscar empresas que estejam alinhados com as ideias, valores, objetivos e missão da nossa instituição. Só assim é possível estabelecer uma dinâmica de colaboração eficiente para todas as partes. Independentemente de qualquer aspecto técnico ou de sinergia, na APAE-BH acreditamos que devemos buscar, antes de tudo, empresas que tenham os mesmos princípios éticos que os nossos, crenças parecidas e, o mais importante, onde os líderes e demais funcionários estejam alinhados de forma legítima com esses valores.

Baseado neste princípio, no último dia 05 de setembro, demos início à parceria entre a APAE-BH e a VALE S/A, quando foram admitidos 02 profissionais com deficiência intelectual. Estes profissionais vão trabalhar na área administrativa das unidades – Mina do Mutuca e Mina Capão Xavier, ambas em Nova Lima.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Programa Trabalho Emprego e Renda, da APAE-BH, em conjunto com profissionais da VALE S/A, desenvolveu e colocou em prática diversas etapas da metodologia do Emprego Apoiado, visando à implantação do projeto de inclusão da pessoa com deficiência intelectual.

  • 1ª etapa: Por meio da aplicação de avaliações / ferramentas específicas, foi identificado e definido o perfil vocacional, as habilidades, pontos fortes, interesses e necessidades de apoio necessárias à PcDI para ocupar a vaga.
  • 2ª etapa: Foram realizadas diversas visitas aos locais de trabalho e, em conjunto com a chefia e os profissionais de RH da Vale, foram identificadas a oportunidade de trabalho, a descrição e as atribuições do posto de trabalho.
  • 3ª etapa: No processo de seleção, com base nos perfis da pessoa com deficiência intelectual e naquele solicitado pela Vale, apresentamos diversos candidatos para a vaga. Eles participaram da entrevista de seleção, feita pela equipe da Vale S/A – Recursos Humanos, chefias e gerências dos postos de trabalho envolvidos diretamente no projeto de inclusão.
  • 4ª etapa: A APAE-BH realizou diversas palestras para os profissionais das Minas do Mutuca e Capão Xavier para esclarecer e conscientizar os demais funcionários sobre o conceito de deficiência intelectual e a necessidade de apoios, comportamentos e como as habilidades da PcDI podem ser exploradas para melhor desempenho de suas atividades.
  • 5ª etapa: Foram promovidos capacitação e treinamento para os funcionários-apoio das áreas que receberão a pessoa com deficiência intelectual, verificando e propondo a implantação de estratégias e apoios, como método mais eficaz no desempenho das atribuições nos postos de trabalho.

Agora, com nossa parceria estabelecida, terá início a realização de uma tarefa básica de toda gestão: acompanhar e avaliar o andamento e o resultado do projeto. Sabemos que se não analisarmos o que foi e/ou vem sendo feito, os objetivos propostos e os resultados obtidos não há como aprimorar.

Para tanto, profissionais da APAE-BH acompanharão periodicamente o profissional no local de trabalho, utilizando a metodologia de indicadores de avaliação, analisando a disponibilidade de apoios naturais, as exigências para execução do trabalho e se necessário, a customização e/ou adequação de algum processo ligado diretamente ao desempenho da função.

Conscientes do nosso papel de “assessoria” junto às empresas parceiras na inclusão da PcDI, após cada visita/reunião de acompanhamento, será elaborado e encaminhado à empresa o Relatório de Visita Técnica, composto pelas descrições das diversas atividades realizadas e Planos de Ação.

Assim, a APAE-BH agradece a confiança e o comprometimento de toda a equipe VALE S/A, ressaltando que o sucesso não acontece sem estes 03 elementos: parceria, sinergia e comprometimento.

Sabemos que a vida é feita de desafios e obstáculos que precisamos superar. Para muitos deles são necessários parceiros que acreditem no desafio e na capacidade de sairmos vitoriosos proporcionando, conhecimento, respeito e dignidade à PcDI.

Fonte: Wikipédia

Darlene Lôbo – Gerente do Programa Trabalho, Emprego e Renda da APAEBH [vc_images_carousel images=”12963,12962,12961,12960,12953,12964,12955,12958,12956,12957″ img_size=”full”]