Slackline como fonte de desenvolvimento e inclusão social

O Serviço de Trabalho, Emprego e Renda da APAE-BH tem como objetivo auxiliar as pessoas com deficiência intelectual no desenvolvimento de habilidades e comportamentos laborais que viabilizem sua inclusão no mercado de trabalho formal.

Buscando sempre aprimorar apoios e desenvolver atividades que estimulem os deficientes, o serviço executa um projeto denominado Pontes Invisíveis, ministrado pelos instrutores Guilherme Melo, Arthur Martinez e Vinícius Lopes, que insere a prática do esporte Slackline na educação física, mental e social das pessoas com deficiência intelectual.

O slackline mostra em sua essência o que é a inclusão. Este esporte proporciona a troca do conhecimento e do aprendizado dentro de um ambiente de interação.

Segundo Guilherme Melo, “as pessoas descobrem aos poucos a magia contagiante de poder se equilibrar em um tecido oscilante, que inicialmente faz com que todos os pólos de equilíbrio do corpo pareçam desligados. À medida que o tempo passa e os medos vão diminuindo, as pessoas conseguem erguer seu corpo e manter a coragem em alta, superando as barreiras mentais e protoganizando sua caminhada, através dos primeiros passos”.

É assim que o esporte promove a inclusão: onde havia medo e desconfiança, passo a passo, foi possível plantar a coragem e a confiança. A superação das próprias limitações, a consciência corporal, a autoestima nos mostram que somos capazes de fazer e de alcançar um objetivo final.

Com força de vontade, treino, dedicação e disciplina superamos o desconhecido e os nossos limites para alcançarmos um lugar no mercado de trabalho.

Cada qual com suas características formam um todo onde não há diferença; pois ela está naquilo que cada um é capaz de realizar em favor do outro.

Izabella Paulino – Gerente do Trabalho, Emprego e Renda da APAE-BH

 

[vc_images_carousel images=”15111,15110″]