Mensalmente, o Serviço “Trabalho Emprego e Renda” realiza o “Encontro de Convivência” com pais e/ou responsáveis por seus usuários.

Estes encontros têm a finalidade de trabalhar temas importantes que visam:

  • Fomentar o diálogo sobre a importância da inserção das pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho;
  • Prevenir situações de risco;
  • Fortalecer vínculos familiares e comunitários;
  • Favorecer o desenvolvimento de potencialidades;
  • Ampliar as trocas culturais e vivenciais;
  • Desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade;
  • Apoiar os usuários e suas famílias e/ou responsáveis na garantia de seus direitos de cidadania, dentre outros.

Segundo a psicóloga do Serviço, Alessandra de Paula, muitos familiares chegam à instituição com estigmas já formados sobre a deficiência intelectual, que necessitam ser trabalhados e mudados em favor da estimulação da autodeterminação do usuário. A família tem um papel relevante no protagonismo da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho e no favorecimento da sua autonomia e independência em relação à vida.

Os encontros acontecem mensalmente, de terça-feira a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, quando são abordados diversos temas que podem ser sugeridos pelos próprios participantes. Nessas oportunidades ocorre uma troca de experiências tão positiva, que propicia uma maior aproximação entre os familiares e a instituição, com um ganho significativo para ambas as partes.

A participação dos familiares e/ou responsáveis nas oficinas interativas, onde podem vivenciar o dia-dia dos usuários nos grupos operativos de primeiro emprego, foi um instrumento importante que lhes permitiu perceber as capacidades e habilidades da pessoa com deficiência intelectual, e tem contribuído para sua mudança de pensamento, aumentando a confiança no trabalho desempenhado.

Por tudo isso, os profissionais deste Serviço consideram o Encontro de Convivência uma ação relevante e muito produtiva.

Alessandra Jaqueline de Paula – Psicóloga
Serviço Trabalho Emprego e Renda da APAE-BH [vc_images_carousel images=”15265,15266,15267,15268,15269″]