Dançar é uma forma de expressão individual, algo extremamente importante para pessoas com deficiência que, muitas vezes, não conseguem se comunicar através da fala e usam a dança para  expressar pensamentos e atitudes das mais simples até as mais complexas.

Dançar também gera vários benefícios físicos, orgânicos e psicológicos, como a melhora da resistência física, o aumento da flexibilidade, a definição do tônus muscular, o aumento da criatividade, a melhora da autoestima e autoconfiança, além de auxiliar no combate à ansiedade, adquirir mais consciência sobre o próprio corpo e proporcionar um bem-estar físico e emocional.

Por ser, na maioria das vezes, praticada como uma atividade em grupo, a dança também estimula a socialização e a comunicação. Estar em contato com outras pessoas sempre ajuda a aprender, a lidar com as diferenças, permitir e estimular a integração entre pessoas com e sem deficiência.

Gerar essa possibilidade de troca e expressão faz da dança uma verdadeira terapia que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e limitações.

Glaydson Eustáquio

Educador Social do Centro Dia da APAE-BH