A Terapia Ocupacional no Serviço Trabalho Emprego e Renda tem como objetivos favorecer a participação e desempenho dos usuários nos grupos operativos com enfoque na organização do ambiente e dos pertences pessoais, execução de tarefas, bem como orientar quanto aos cuidados pessoais de higiene e vestimenta adequada para o ambiente profissional e entrevistas de emprego.
A prática da ginástica laboral, que consiste em uma sequência de alongamentos diários realizados no ambiente de trabalho, foi introduzida na rotina dentro da instituição para promover consciência corporal e bem estar.
Os atendimentos são realizados em grupo por meio de rodas de conversa, dinâmicas e jogos para estimulação de habilidades cognitivas e motoras necessárias para a realização de funções nos grupos operativos, tais como manuseio do dinheiro e operações matemáticas simples como dar o troco e uso calculadora, reconhecimento das etapas de produção e venda.
Os instrutores dos grupos são orientados a modificarem as tarefas dividindo em etapas e/ou o ambiente para compensar dificuldades individuais e favorecer a funcionalidade de cada usuário.
Por meio de adequações ambientais e treino de atividades práticas de vida diária, que são atividades de apoio a vida diária dentro de casa e na comunidade, é possível observar que os usuários vêm gradativamente diminuindo a quantidade de assistência para participarem nos grupos operativos, se tornando mais autônomos e independentes. A participação em atividades como preparar café, produzir alimentos, atender os clientes na lanchonete e utilizarem o computador contribuem para o sentimento de auto eficácia e preparam os usuários de forma prática para a inserção no mercado de trabalho.
Jacqueline Josiane Gonçalves Ferreira
Terapeuta Ocupacional do Trabalho, Emprego e Renda