O desejo de todo gestor escolar é, com certeza, ver os alunos evoluindo no aprendizado, em meio a uma comunidade escolar satisfeita com a qualidade da educação. O chamado planejamento estratégico tem sido uma solução adotada por muitas escolas para resolver esse tipo de problema.

Planejar parece fácil, mas exige habilidade, pois significa trabalhar com a incerteza, imaginar o que poderá ser feito. Elaborar bons planos é ajudar as pessoas a realizar as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. Em outros termos, um bom planejamento constitui a responsabilidade essencial em qualquer tipo de atividade ou organização.

Para entender o que é um planejamento estratégico, é preciso conhecer claramente a diferença entre plano e planejamento. O plano é uma sequência ordenada de operações previstas para alcançar um objetivo. Já o planejamento é a descrição detalhada de um plano de ação. Dessa forma, um planejamento estratégico é uma forma de gerir, planejar e executar ações detalhadas para alcançar os objetivos e metas traçadas. No inicio do ano, o docente realiza seu planejamento escolar visando às atividades que serão desenvolvidas com os alunos. Em algumas instituições de ensino, a diretoria cria o planejamento estratégico para o ano escolar.

Ao identificar a necessidade dos alunos, a Equipe Pedagógica da Escola Oficina Sofia Antipoff e seus docentes se empenham em adequar o espaço para facilitar o processo educativo inclusivo o conhecimento, visando aprimorar a convivência entre os alunos. No cenário escolar, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite perceber a realidade da escola, além de auxiliar na melhora do planejamento escolar. Por meio de um processo de avaliação detalhado, é possível criar uma perspectiva para o futuro, com base nas mudanças que precisam ser feitas. Para construir o planejamento estratégico é preciso que haja, primeiro, um diagnóstico concreto da instituição, levando em consideração todas as atividades realizadas por todos os envolvidos com a escola.

A principal intenção do planejamento estratégico é identificar os problemas no início, evitando que eles fujam do controle, o que exige a participação efetiva de todos os professores, principalmente na suspeita e percepção de qualquer novo problema. Mediante as ações, é possível monitorar as práticas pedagógicas para verificar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos. É de extrema importância fazermos os seguintes questionamentos em relação aos nossos desafios:

  • O que queremos alcançar?
  • O que faremos para alcançar os nossos objetivos e, o mais importante, os objetivos para os alunos?
  • Quais recursos serão utilizados?

A existência de ações integradas entre a escola e a família, com o objetivo de favorecer a aprendizagem de nossos alunos é de extrema importância. A escola tornou-se um espaço social de convivência e desenvolvimento, necessitando, por isso, se adequar às mudanças sociais e culturais, desde as novas ferramentas à dinâmica de gestão para se ter um ensino de qualidade, que atenda aos interesses dos alunos e lhes proporcione o direito à voz e à condição de cidadania, não cumprindo apenas com a função de preparar o aprendiz para o mercado de trabalho.

Bibliografia:

  • SCAFF, Elizangela Alves da Silva. Possibilidades e limites da aplicação do planejamento estratégico à educação: uma análise a partir da escola. GT05 – Estado e Política Educacional,
    30ª Reunião Anual da Anped, 2007.
  • SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e planejamento estratégico. 3. ed. Ver. Atual e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011 (Série
    Administração Estratégica).
  • ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. O planejamento como instrumento de gestão educacional: uma análise histórico-filosófica.

Lucianna Gontijo – Diretora da Escola Especial Oficina Sofia Antipoff – APAE-BH