Viver novas experiências é importante para acrescentar conhecimentos e emoções na trajetória de vida de todo ser humano. As pessoas com deficiência, na maioria das vezes, não têm oportunidade de frequentar os espaços públicos da sociedade, quer seja pela superproteção da família devido ao seu entendimento sobre as limitações da deficiência, ou pelo despreparo, desconhecimento e preconceito da sociedade. Assim, não raro a vida fica limitada à família e às atividades rotineiras como escola, centros de convivência, atendimentos específicos de saúde. Tudo isso configura uma situação impeditiva para que essas pessoas tenham um desenvolvimento saudável e crítico, imprescindível para construção de sua cidadania.

Percebendo essa realidade, o serviço Centro Dia “Para e Pelo Lazer”, da APAE de Belo Horizonte, temconcentrado esforços em atividades que favoreçam odesenvolvimento global dos usuários e nas orientações sobre o exercício da cidadania. Uma das principais ações é propiciar e facilitar o acesso da pessoa com deficiência e de sua família às situações de vivências sociais, promovendo a construção de uma vida mais ativa e criativa, bem como a melhoria das relações e da comunicação com os outros, tanto na comunidade de vizinhança como nos espaços socioculturais e de lazer da cidade. Oferecendo oportunidades de vivências diversas, a APAE-BH busca  empoderar as pessoas com deficiência intelectual, para que sejam capazes de entender e agir de forma adequada e positiva no âmbito familiar, de sua comunidade, e da sociedade como um todo, através de suas próprias perspectivas, conhecimentos e habilidades.

Essasaçõescontemplam aprendizagens importantes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, incentivando a observação e experimentação, as práticas de orientação e aconselhamento, além do estímulodo raciocínio, descoberta de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades para a vida prática e social.

Acreditamos que essa estratégia amplia o relacionamento entre todos epromove a aprendizagem em contextos significativos, difundindo valores,desenvolvendo a autonomia, melhorando a qualidade de vida e a compreensão acerca da vida.

Sanderleia Rodrigues – Gerente do serviço Centro Dia- Para e Pelo Lazer  [vc_images_carousel images=”14741,15048,15047,15046,15045″]