Serviço de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Com Transtorno do Espectro do Autismo
Deficiência Intelectual
Deficiência Intelectual
Deficiência Intelectual (DI): é caracterizada pela limitação significativa tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo que se expressam nas habilidades conceituais, sociais e práticas.
A pessoa com deficiência intelectual pode apresentar dificuldades de aprender pela própria experiência, planejar sua rotina e suas atividades, pode apresentar dificuldades quanto às habilidades de raciocínio lógico, pensamento abstrato e capacidade de resolução de problema, além de dificuldade em se adaptar às necessidades e demandas do próprio ambiente. A deficiência origina-se antes dos 21 anos de idade e pode ser causada por fatores genéticos, distúrbios na gestação e problemas no parto ou até mesmo após o nascimento.
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete significativamente a interação social e comunicação, em múltiplos contextos. Além disso, pode haver padrões rígidos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Pessoas com esse transtorno podem apresentar dificuldades ou restrições quanto ao interesse em estabelecer relações com o outro, compreensão dos aspectos sociais, restrições quanto às habilidades de orientação social, dificuldade de realizar aproximações espontâneas, restrições quanto aos comportamentos de imitação, dificuldade de realizar ou manter contato visual, dentre outras. Além disso, podem apresentar dificuldades para estabelecer uma comunicação adequada com adultos ou seus pares, tanto em relação às habilidades de comunicação receptiva, quanto às habilidades de comunicação expressiva. Podem apresentar comportamentos estereotipados, padrões repetitivos, dificuldade em sair da rotina, apresentar padrões rígidos de pensamento ou comportamento, dificuldade de abstrair, compreender nuances sociais ou ironias e até mesmo podem apresentar hiperfoco em alguma atividade de interesse.
Essas e outras características do transtorno podem ou não estar presentes em maior ou menor grau, sendo necessário uma avaliação multidisciplinar para melhor caracterização do quadro e estabelecimento de objetivos terapêuticos que sejam individualizados e focados nas necessidades de desenvolvimento daquele sujeito.
A avaliação e estabelecimento de objetivos terapêuticos para a pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro do Autismo no CER-IV
Os usuários com diagnóstico ou suspeita de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro do Autismo são avaliados por uma equipe multiprofissional, composta por profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psiquiatria e Assistência Social. Outros profissionais também podem ser acionados para a realização desta avaliação multidisciplinar, sempre que necessário.
Ela é feita por meio de observações clínicas e aplicação de testes e protocolos específicos (quando aplicável) e tem como objetivo estabelecer o diagnóstico funcional, definir os tipos de apoios que serão necessários e fundamentar a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS).
O processo de habilitação/reabilitação da pessoa com Deficiência Intelectual e/ou com Transtorno do Espectro do Autismo é estruturado para torno de todo o ciclo de vida do indivíduo (infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento), a partir das necessidades individuais e é construído a partir de uma perspectiva biopsicossocial, ou seja, considerando os aspectos fisiológicos, psicológicos/emocionais e sociais.
Artigos
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