O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência Intelectual e suas famílias,  desenvolvido no Centro Dia “Para e Pelo Lazer”, da APAE de Belo Horizonte, é  de média complexidade tipificado pela política de Assistência Social e é oferecido às pessoas com deficiência intelectual e múltipla/autismo que necessitam de apoios extensivos e generalizados.

As ações são pautadas no reconhecimento do potencial da família e do usuário com deficiência intelectual, na sua aceitação, na valorização da diversidade e na inclusão social e comunitária. A rede de indivíduos com os quais a pessoa com deficiência e sua família convivem é ampliada por meio de atividades diversificadas de cultura, esportes e de lazer, realizadas de forma lúdica, favorecendo o entrosamento e a troca de experiências.

Todas as intervenções têm o propósito de manter e/ou desenvolver as habilidades dos usuários, fortalecendo seu protagonismo e reduzindo a exclusão social, o isolamento, a discriminação e o preconceito, proporcionando convivência na comunidade e no domicílio com o objetivo de ampliar suas relações sociais.

Foi com o propósito de atingir os objetivos do Centro Dia que, no dia 12/07, foi realizado um evento de confraternização e interação para os usuários e seus familiares.

O evento teve Dança Junina para os usuários e familiares que não  puderam participar do nosso “arraiá”.  Além disso, foi realizada uma dinâmica de interação entre os participantes e comemoramos os aniversários do trimestre.

Na oportunidade, os usuários dos outros serviços como Escola e do Trabalho Emprego e Renda também participaram da ação.

Foi uma festança com muita interação, participação, alegria e o reforço da importância da convivência familiar e momentos de lazer. [vc_gallery type=”grid” images=”17240,17241″ img_size=”full” onclick=”img_link_large” grid_number=”2″ gap=”large”]