Na tarde da última terça-feira, 22/10, foi realizada no auditório da Faculdade Estácio de Sá localizado na Regional Venda Nova, pela equipe do Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosos e suas Famílias (SPEPDI), uma atividade coletiva com o tema “Quem sou? Como reconheço”, com os usuários do serviço daquela Regional e seus familiares.

O SPEPDI é um serviço de média complexidade, tipificado pela Política de Assistência Social, executado pela APAE-BH em parceria com a Diretoria de Proteção Especial da Subsecretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte desde novembro de 2018. A origem dessa parceria se deu por meio de um Chamamento Público.

O tema da atividade coletiva foi escolhida com o objetivo de valorizar o papel de cada um, a partir da sua perspectiva, lançando assim um desafio, para uma autorreflexão, reconhecimento de si e favorecer uma maior autoestima.

As atividades desenvolvidas durante o encontro, iniciou-se com a apresentação da equipe do serviço e também entre os usuários e seus familiares. Após, foi realizado uma dinâmica do espelho, onde cada participante pôde dizer de si, e apontar com uma palavra sua maior qualidade. Em seguida, houve uma roda de conversa como reflexão sobre a dinâmica anterior, da conscientização à cerca dos direitos das pessoas com deficiência e/ou idosas, bem como a importância de usufruir dos espaços comunitários, e fazer valer desses direitos.

Ao final foi proporcionado através da música e instrumentos musicais uma maior interação entre os participantes, onde foi possível perceber a iniciativa, a aproximação com outros pares, expressões corporais através de danças, ou apenas pela alegria estampadas no rosto.

Iris Katia Cordeiro da Silva
Jessica Hully Oliveira Alves Tolentino
Josiane Galdino Santos
Poliana Reis G. Soares
Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosos e suas Famílias, da APAE-BH

[vc_images_carousel images=”17625,17626,17627″ img_size=”medium”]