Um dos serviços oferecidos pelo CER IV de Contagem, administrado pela APAE-BH, é a Habilitação/Reabilitação Visual. Independente do ciclo de vida (infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento), os usuários que possuem cegueira em um olho e visão subnormal em outro, cegueira em ambos os olhos, e visão subnormal em ambos os olhos são avaliados por uma equipe multiprofissional composta por oftalmologista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e pedagogo.

O processo de habilitação/reabilitação visual abrange as seguintes dimensões: diagnóstico; consultas; exames oftalmológicos; seleção, adaptação e concessão de auxílios ópticos, bengala e prótese ocular; indicação de auxílios não ópticos, terapia multidisciplinar individual ou em grupo; realização da habilitação/reabilitação, envolvendo a estimulação visual, orientação e mobilidade; Atividades de Vida Diária (AVD), Atividades de Vida Prática (AVP); atendimentos especializados (leitura e escrita em Braille e informática); e realização de encaminhamentos clínicos e educacionais sempre que necessário.

De acordo com Carolina Milagres Macedo Pereira, Médica Oftalmologista do CER IV, especialista em visão subnormal e baixa visão, as crianças abaixo dos sete anos de idade recebem atendimentos de habilitação visual. “Identificamos os erros refrativos, os problemas visuais, oftalmológicos e, quando necessário, prescrevemos os óculos e habilitamos a criança através da estimulação visual precoce, com fisioterapia e terapia ocupacional. Acima dessa idade, o usuário continua sendo acompanhado e será habilitado na visão subnormal. Atendemos todas as idades.”, afirma a oftalmologista. E continua: “Caso seja necessário, prescrevemos alguns auxílios ópticos e não ópticos e com o apoio de toda a equipe multidisciplinar prescrevemos o que for necessário para que o usuário tenha uma vida independente dentro da deficiência. O atendimento é realizado uma vez por semana, e a cada semana atendemos seis usuários.”

A médica diz ainda que este trabalho visa tornar a inclusão social possível para esses usuários. “Nós os orientamos, pois muitos não sabem dos auxílios e recursos existentes. A intenção é deixá-los o mais independentes possível, tanto na mobilidade quanto nas atividades de vida diária.”

Dayane Leal, Fonoaudióloga e Gerente da Reabilitação Visual do CER IV de Contagem, comenta sobre o trabalho: “É muito importante para o CER IV poder contribuir com o processo de reabilitação dos usuários com deficiência visual. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar capacitada para favorecer o prognóstico, bem como o processo de reabilitação em si.”

 

Crédito: Assessoria de Comunicação APAE-BH [vc_images_carousel images=”16939,16940,16941,16942,16943″ img_size=”medium “]