A cada 15 dias, a APAE-BH realiza encontros com as famílias, as chamadas Roda de Conversa que, eventualmente, acontecem no formato de um chá. Isso é feito para que o ambiente fique mais descontraído e favoreça a interação entre as famílias. Nessas ocasiões, os temas abordados são voltados para o afeto e os encontros acontecem no Espaço Família e são preparados com muito carinho, pois é essencial cuidar de quem cuida.

Nos dias 21 e 29 de junho de 2018 foram realizados dois “Chá de Lembranças” que contaram com a participação de diversos familiares dos usuários da APAE-BH, nos turnos da manhã e tarde. Todos os familiares foram convidados a apresentar um fato ou lembrança que os remetessem a algo que lhes fizesse bem.

Essa atividade foi supervisionada pela Gerente de Defesa e Garantia de Direitos e Apoio à Família da entidade e contou com a intervenção da assistente social, Michelle Moreira. Essa atividade buscou oferecer às famílias a possibilidade de resgatar uma “identidade perdida” ou a “superação” de um fato conflituoso do passado e, até mesmo, a liberdade de poder dizer algo de que tenham saudades.

Muitas participantes trouxeram a lembrança de quando chegaram a APAE-BH, de como eram seus filhos e dos laços que construíram ao longo dos anos. Para valorizar ainda mais este momento, foi organizado um lanche coletivo, em que cada família participante partilhou sabores e lembranças. A senhora Maria Helena, mãe do usuário Daniel Fernando Teixeira da Silva, de 33 anos de idade, atendido pelo serviço Centro Dia, trouxe em sua contribuição algumas lembranças da superação do seu filho que hoje pode ser vista por todos. Ao chegar ao Centro Dia, Daniel não fazia nada em casa, hoje com o trabalho realizado, ele já arruma a própria cama, varre a casa e tem muito mais autonomia e qualidade de vida.

Esse momento foi muito rico com o compartilhamento e troca de experiências. As participantes solicitaram que o “Chá de Lembranças” seja realizado com mais frequência e já se mostraram ansiosas para o próximo, marcado para o início de agosto, quando serão retomadas as atividades da Roda de Conversa.

Michelle Talita Moreira
Assistente Social da APAE-BH [vc_images_carousel images=”15155,15154,15153″ img_size=”medium”]