Neste último sábado, os usuários do programa de Autogestão e Autodefesa, que integra a Gerência de Defesa de Direitos e Apoio à Família da APAE BH, encerraram com louvor a primeira fase do projeto “Construindo Pontes”, realizado em parceria com o curso de Engenharia Civil da Unidade Praça da Liberdade da PUC Minas.

O projeto reuniu 16 usuários que, com a monitoria dos alunos extensionistas da PUC Minas e do apoio do coordenador do projeto, o professor Paulo Henrique, construíram maquetes fidedignas de pontes utilizando palitos de picolé como matéria-prima.

O encerramento foi um verdadeiro momento de troca de experiências, de impressões, de expectativas e até mesmo de dificuldades entre os usuários da APAE e os extensionistas da PUC. Foi uma verdadeira comunhão após semanas desenvolvendo um projeto tão desafiador para todos. Seja pelo objetivo, que era audacioso e arrojado, seja pela necessidade de distanciamento, que provou que com muito respeito, empatia e didática é, sim, possível, ultrapassar fronteiras e atingir um novo patamar de realizações em nossas vidas. Os vídeos instrucionais foram criados pelos alunos com uma linguagem acessível, facilitando a comunicação e potencializando ainda mais o repasse de explicações aos usuários da APAE BH.

Usuários e extensionistas aprenderam muito uns com os outros e a próxima etapa, prevista para o segundo semestre, será ainda mais desafiadora: construir maquetes de pontes tombadas pelo Patrimônio Histórico, um projeto que envolverá, além de alunos dos cursos de engenharia e arquitetura, alunos do curso de História da PUC Minas.

Mais do que uma oficina de manualidades, o “Construindo Pontes” é um projeto que tem como principal foco desenvolver em todos os participantes autoconfiança, trabalho em equipe, sociabilidade e, acima de tudo, inclusão social.

A primeira missão foi dada e cumprida! Que venham agora mais desafios!

“O nome do projeto é muito sugestivo, pois ‘ponte’ tem a função de unir dois lados e é exatamente isso o que está acontecendo: de um lado estão pessoas empenhadas em ensinar e, de outro, pessoas ansiosas por aprender”.
Elen Mariz, gerente de Defesa de Direitos e Apoio à Família da APAE BH

 

“O ‘Construindo Pontes’ é um projeto que proporciona aos alunos da PUC a ratificação de um conteúdo disciplinar e o conhecimento do universo da pessoa com deficiência e o amplo contexto de inclusão. Esse projeto de extensão, ainda que executado virtualmente, vai proporcionar respostas para perguntas que a sociedade nos faz, e uma delas é como a engenharia pode integrar pessoas com deficiência”.
Paulo Henrique, coordenador do Projeto