Depoimentos dos funcionários que estão fazendo o Curso Básico do Tratamento Neuroevolutivo – BOBATH
Durante o curso, foram registrados alguns depoimentos dos participantes.
“É um tratamento tradicional, cientificamente comprovado, que ajuda no desenvolvimento da prática clínica, gerando a evolução motora das crianças e se estendendo aos ambientes escolar e familiar. Por meio do bom posicionamento postural, é possível reativar músculos que estavam enfraquecidos devido às condições da criança, melhorando seu quadro muscular e motor.”
Depoimento de Cristina de Sena Maluf Pinto – Fisioterapeuta – APAE-BH
“Esta é uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos e completar minha formação em Fonoaudiologia para atender ainda melhor meus pacientes.”
Depoimento de Mônica Trindade – Fonoaudióloga – APAE-BH
Esta semana tivemos a honra de passar algumas horas com uma excelente profissional e pessoa espiritualmente evoluída: Monika Müller, pioneira na disseminação do conceito BOBATH no Brasil. O final da aula de hoje foi marcante, houve choros e risos. Com certeza, nossos queridos pacientes serão beneficiados com as novas práticas adotadas nos atendimentos depois dessa experiência.
Depoimento de Natália Germana – Terapeuta Ocupacional – APAE-BH
“Dra. Monika Müller trouxe o conceito bobath para o Brasil nos anos 60 e, baseando-se no movimento normal e na capacidade de cada criança, trabalha principalmente com crianças de 0 a 1 ano de idade, em atendimentos com duração de 30 minutos a 1 hora.” Segundo a Dra. Monika Müller, o método não avalia a deficiência da criança, mas suas capacidades. O profissional deve perceber a zona de transição entre capacidade e incapacidade do paciente e atuar de forma a promover a melhora da criança. O atendimento visa capacitar a criança para que ela adquira habilidades que facilitem a conquista de melhor qualidade de vida e inserção na sociedade. Durante o tratamento, feito em equipe mas de forma individual com o paciente, os profissionais trabalham em sintonia, como por exemplo, o terapeuta ocupacional atende por 30 minutos e, em seguida, o fisioterapeuta realiza seu atendimento sem que a criança tenha que mudar de espaço físico. Dessa forma, o tratamento é potencializado e possibilita que a criança aprenda a realizar os movimentos e, posteriormente, os execute de forma independente.
Sou estudante de enfermagem, concluinte do terceiro semestre. Vocês pegam estagiárias? Posso estagiar mesmo sem custo para APAE pois quero ganhar experiência mas também prestar um serviço . Cibele Nascimento Costa, tel 32445383 e 71987930069