Diversidade e inclusão

Parceria com APAE possibilita contratação de deficientes intelectuais

Uma parceria inovadora entre a Vale e a APAE-BH possibilitou a inclusão de dois novos profissionais em nossa empresa no Complexo Paraopeba (MG): Amanda Francisca Tenório Almeida e João Pedro Teixeira, ambos com deficiência intelectual. Amanda e João começaram a trabalhar no dia 5 de setembro e fazem parte do programa Oficina de Formação para o Trabalho na APAE-BH, onde desenvolveram habilidades e competências para inserção e integração no mercado de trabalho, participando, inclusive, de um processo seletivo para trabalhar na Vale.

“Esta é a primeira vez que estamos contratando deficientes intelectuais na empresa com suporte de um órgão como a APAE, para possibilitar o desenvolvimento deles e orientar quanto a caminhos que facilitem a inclusão em geral. Junto com a APAE, fizemos um diagnóstico prévio, mapeando atividades que a Amanda e o João poderiam realizar, bem como futuras tarefas que eles poderão assumir em outro momento, de acordo com a evolução”, explica Juliana Figueiredo, analista de Recursos Humanos e uma das responsáveis pela iniciativa.

Traçado esse mapeamento, foram selecionados tutores que acompanharão o dia a dia de Amanda e João e os demais empregados foram sensibilizados através de palestras sobre inclusão, para facilitar a adaptação da equipe como um todo. O momento contou até com a presença de uma banda composta por pessoas com deficiência intelectual no restaurante industrial.

Tutor do João Pedro, Leandro Dias Brandão se sentiu lisonjeado com a oportunidade. “Ser tutor do João Pedro é uma oportunidade valiosa de trocar conhecimentos, experiências e contribuir com sua inserção no mercado de trabalho. O primeiro passo foi dado e servirá de base para a contratação de novos profissionais no futuro”, anima-se.

A inovação, que foi destaque no site da APAE (clique aqui para conferir), e chamou a atenção de outros profissionais na Vale, entre eles dois recém-admitidos que participaram da ambientação junto de João e Amanda. Confira os depoimentos:

Todas as empresas deveriam ter política de inclusão como esta adotada pela Vale. Fiquei surpreso pela sede de conhecimento do João Pedro e da Amanda.”

Matheus Freitas

Ver a vontade do João Pedro e da Amanda em fazer parte do time Vale nos motiva cada vez mais a superar os nossos obstáculos. Eles valorizam muito mais a oportunidade de emprego do que qualquer pessoa. Fiquei surpreso com esta iniciativa da Vale.”

 

Fonte:  Vale@Informar [vc_images_carousel images=”13107,13106″ img_size=”Medium “]