Foi inaugurado na manhã de segunda-feira (05/11) o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV, no bairro Europa, em Contagem / MG. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a APAE de Belo Horizonte, que irá fazer a gestão do local. Na cerimônia, foi entregue o que há de mais moderno em tratamento e diagnóstico para pessoas com deficiência.

O CER IV é destinado à ampliação dos serviços de saúde direcionados às pessoas com deficiência e a previsão é que esse centro atenda cerca de 700 pacientes por mês. Além de Contagem, somente Diamantina possui CER IV.

O Centro Especializado em Reabilitação de Contagem é incluído na categoria IV por atender quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. No local ainda há uma oficina ortopédica, construída para confecção de órteses e próteses dos usuários assistidos.

A inauguração foi um grande sucesso. Estiveram presentes Judith Maria de Magalhães Monteiro, Presidente da APAE-BH; Valter Henrique Veiga Macedo, Superintendente da APAE-BH e Gestor Administrativo do CER IV; Dr. Eduardo Barbosa, Deputado Federal e superintendente voluntário da Federação Mineira das APAEs; Daniela Teodoro, Gestora de Saúde do CER IV; a Banda da Diversidade, formada por usuários da APAE-BH; além de diversos colaboradores. A cerimônia contou também com a participação de Alex de Freitas, prefeito de Contagem; William Barreiro, vice-prefeito de Contagem; Cleber de Faria Silva, secretário de saúde de Contagem, além de diversas autoridades da cidade.

Em seu discurso, Judith Maria de Magalhães Monteiro falou que ficou muito feliz por a APAE-BH ter sido convidada para o desafio de fazer a gestão do CER IV e afirmou: “Estamos aqui hoje assumindo com vocês o compromisso de fazer diferente, para fazer a diferença.” A presidente comentou ainda sobre a importância da família no processo de atendimento da pessoa com deficiência. “Sem a participação da família, nós não conseguimos transformar a vida dessa pessoa.” De acordo com a Judith, a busca da APAE é incansável na curiosidade, na tentativa de inovação e tudo o que há de mais moderno na área de assistência à pessoa com deficiência. Além disso, ela reiterou a importância de escutar a pessoa com deficiência e de prestar atenção naquilo que ela realmente quer. “Sem escutar a pessoa, a família e junto com ela traçar um projeto de vida, nós não fazemos inclusão”, afirmou.

Já Dr. Eduardo Barbosa, comentou sobre a inauguração do CER IV, dizendo que tem certeza que as pessoas com deficiência de Contagem estão muito otimistas a partir desta realização. “Nós estamos marcando na região metropolitana um centro especializado em reabilitação que de fato será uma grande referência. Uma referência que nos falta ainda na região.” De acordo com Eduardo, a pessoa que chegar para ser atendida no CER IV não fará uma reabilitação seca e fria alheia à sua história de vida. Ele ressaltou a importância de perceber onde está essa pessoa, perceber o seu contexto familiar e social e a partir disso facilitar a vida do atendido. “Temos que ter o olhar da família, que muitas vezes são os apoiadores dessas pessoas.”

O prefeito Alex de Freitas destacou que Contagem fez uma escolha ao inaugurar o CER IV elegendo a saúde como prioridade. Ele destacou que mesmo em um momento de crise que o país tem passado, a cidade não deixou de investir na saúde. “Enquanto outras cidades fecham unidades de saúde, Contagem entrega mais essa importante”. De acordo com o prefeito, foi um dia muito especial na história da cidade, das pessoas com deficiência e de suas famílias. Ele ainda comentou sobre a seriedade e o renome da APAE de Belo Horizonte e afirmou ter certeza que daqui para a frente será levada uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.”

As equipes do CER IV são formadas por profissionais como psiquiatra, ortopedista, otorrinolaringologista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, entre outros. “É um projeto de alto impacto social”, destacou o presidente do Conselho de Saúde de Contagem, Ronaldo Gontijo.

Durante essa semana, os profissionais contratados estão passando por um treinamento na sede da APAE-BH. Após a capacitação, a previsão é de que o CER IV entre em funcionamento em 19 de novembro.

Crédito: Assessoria de Comunicação APAE-BH  [vc_column width=”1/2″][vc_images_carousel images=”15609,15610,15611,15612,15613,15614,15615″ img_size=”medium”] [vc_column width=”1/2″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=ZAn-FkVOTis” align=”center”]