A APAE- BH retomou, na sexta-feira, 09 de março as atividades da Escola de Formação de Autodefensores.  O objetivo principal é preparar os usuários com deficiência intelectual e múltipla para o desenvolvimento de autonomia, independência e para a defesa de direitos.

Os encontros acontecerão de 15 em 15 dias e contemplarão os usuários do Programa Trabalho Emprego e Renda- TER, além dos autodefensores eleitos. As turmas são divididas manhã e tarde com duração de duas horas.  A Escola de Autodefensores é realizada pela Gestão da Assistência Social por meio da Gerência de Defesa e Garantia de Direitos e Apoio à Família – GDGDAF.

As atividades são programadas para atender o principal objetivo.  Elen Mariz, Gerente de Defesa e Garantia de Direitos e Apoio à Família, ressalta que o grande desafio é sensibilizar a sociedade para que compreenda a pessoa com deficiência intelectual como capaz, respeitando a sua autonomia e a capacidade de lutar para garantia dos seus direitos.

Histórico da Escola de Autodefensores

No Brasil, o movimento denominado autodefesa vem sendo organizado e fomentado pelo Movimento APAEno desde 2001 e tem avançado ao longo do tempo (Fenapaes,2009).

Em Minas Gerais, que muitos foram os avanços, o programa de autodefesa foi iniciado pela Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais no ano de 2000, em Uberaba, em paralelo com o Congresso Estadual das APAEs de Minas Gerais, quando surgiu o 1º documento intitulado Princípio 19.

Daí em diante, todo o movimento das APAEs de Minas Gerais e do Brasil entendeu que as pessoas com deficiência intelectual precisavam de apoio pedagógico e clínico, mas acima de tudo, precisavam ser preparadas para o desenvolvimento de sua autonomia, independência e para a defesa dos seus direitos.

Ainda há muitos desafios para serem superados, mas vale ressaltar que muitos foram os avanços, hoje os debates nas Escolas de formação, nos Fórum e nas instâncias deliberativas possibilitam o desenvolvimento de propostas para que as pessoas com deficiência intelectual possam ser ouvidas e ter suas opiniões respeitadas.

Mais informações:

https://www.youtube.com/watch?v=HQs4p2eVNyQ

Referências:

file:///C:/Users/AGDF-01/Downloads/5144-livro_autodefensoria_final%20(2).pdf

 

Mayra Camilo
Gestora de Assistência Social [vc_images_carousel images=”14410,14409,14408,14407″]