Para acolher as famílias dos usuários da APAE-BH, a entidade oferece um local agradável, limpo e organizado a fim de promover a troca de experiências, discussão de assuntos relevantes para melhorar a qualidade de vida familiar e favorecer o trabalho social (escuta qualificada, orientações, oficinas de artesanato, Roda de Conversa, etc.) com as famílias.

O Espaço Família, da APAE BH, está vinculado à Gestão de Assistência Social da entidade, por meio da Gerência de Defesa, Garantia de Direitos e Apoio à Família. Este Espaço é aberto a todos familiares dos usuários que desejam participar das atividades propostas enquanto aguardam o atendimento de seus filhos nas oficinas do Programa Trabalho Emprego e Renda, na Escola Especial Oficina Sofia Antipoff, no Centro Dia – Para e Pelo Lazer, ou na Clínica Intervir.

As atividades propostas para os familiares e/ou responsáveis visam orientar e informar sobre seus direitos e deveres para que possam conviver de forma integrada com a sociedade, obedecendo os princípios constitucionais que lhes garantem o exercício da cidadania.

O Espaço Família conta com uma sala de TV, uma biblioteca, um espaço de convivência, cozinha, banheiro e, também, com uma sala individualizada para escuta individualizada e atendimentos com grupos de famílias. É, na verdade, um espaço dedicado ao convívio das famílias, buscando fortalecer os vínculos e a troca de experiências, que constituem aspectos relevantes do trabalho da Assistência Social.

Os familiares que utilizam o espaço relatam que ele ficou mais familiar e aconchegante, depois da pintura e de algumas modificações feitas durante as férias escolares.

Esperamos que o Espaço da Família promova discussões, debates e diálogos que conscientizem os participantes sobre a realidade em que vivem, fazendo com que sejam capazes de buscar as soluções para o enfrentamento de desafios.

Sejam todos muito bem-vindos!

 

Michelle Talita Moreira – Assistente Social

CRESS 24174 [vc_images_carousel images=”14307,14314,14311,14305,14304,14303,14310″]