1º Encontro do 2º Semestre- Estágio Social – Colégio Loyola

O primeiro encontro do segundo semestre de 2017, aconteceu no auditório da APAE-BH e 14 alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Loyola estiveram presentes, acompanhados da Malu, monitora do Estágio Social.

Na ocasião, foram apresentados a estrutura, missão, significado e serviços da APAE de Belo Horizonte, um vídeo institucional, uma “storytelling” (vídeo contendo narrativa) da usuária Fernanda Caldeira, além de uma dinâmica para apresentação dos participantes e uma exposição do site da APAE-BH. Os alunos do Colégio Loyola tiveram a oportunidade de esclarecerem várias dúvidas, como: o que é deficiência intelectual, a diferença entre transtorno mental e deficiência intelectual, tipos de deficiência, causas da deficiência, como a APAE sobrevive, se o governo ajuda, se os usuários pagam alguma mensalidade, etc.

QUAL O OBJETIVO DA AÇÃO REALIZADA

O estágio social é uma experiência de voluntariado em organizações não governamentais que atuam em projetos de inclusão e garantias de direitos. Os grupos são organizados semestralmente, as visitas são quinzenais e definidas de acordo com a série, no contraturno das atividades escolares.

BENEFICIOS DA AÇÃO

O estágio social proporciona rica troca de experiências entre os usuários da APAE-BH e os adolescentes do Colégio Loyola, que vêm de outra realidade e  têm muito a colaborar com a responsabilidade e inclusão social. É um momento de valorização do potencial e das habilidades das pessoas com deficiência que muitas vezes são desconhecidos da sociedade em geral.