O ano de 2019 está acabando e, com ele, também se encerrou o ciclo de aprendizagem dos alunos do 3º período da EJA – Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais, da Escola Oficina Sofia Antipoff, da Apae de Belo Horizonte. Na última sexta-feira, 13/12, foi realizada na sede da instituição a Formatura da EJA e, também, da primeira turma do projeto Educação ao Longo da Vida. A solenidade contou com a presença de familiares dos usuários, da presidente da ApaeBH, Judith Monteiro, da coordenadora da Unidade Uniapae-MG – Instituto de Ensino e Pesquisa, Maria do Carmo Menicucci, da Autodefensora da Apae-BH, Maria de Fátima Leite, da supervisora pedagógica, Andreza Araújo, e da diretora pedagógica da Escola da Apae-BH, Lucianna Gontijo.

A EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma perspectiva de exercício da cidadania, na medida em que instrumentaliza formalmente o indivíduo para demandas gerais da vida em sociedade, possibilitando sua inclusão no mundo do saber escolar e do trabalho, preparando-o para o exercício da cidadania. “A proposta da EJA em nossa Escola aponta para a necessidade da valorização do tempo de aprendizagem. Desta forma, a aprendizagem se dá em diversos espaços, levando em conta as especificidades dos alunos e suas diversidades cotidianas”, ressaltou Lucianna.

A diretora pedagógica explicou ainda: “O objetivo do projeto Educação ao Longo da Vida é resgatar, de forma efetiva, valores essenciais para a formação de estudantes protagonistas de sua própria vida, trazendo para eles a prática da cidadania, da apreensão social, profissionalização, dimensão sociocultutal, entre outros, pois será de acordo com os desejos dos estudantes. Por não ser uma prática como a educação escolar, ou uma educação voltada para um único conteúdo, isto não impede o profissional de utilizar didáticas, metodologias, fazer planejamentos, desde que apresente embasamento teórico e competência para assumir uma pedagogia social”.

A presidente da Apae-BH ressaltou: “A formatura dos usuários representa uma nova etapa na vida deles. Eu desejo a eles sorte na vida e que alcancem novos voos”. Após a solenidade foi servido um jantar para os convidados dos formandos.

Confira as fotos da formatura! Acesse: https://bit.ly/2Z37oi4

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?