Num clima de muita animação e confraternização, os alunos do 9° ano do Colégio Santo Antônio encerraram as atividades do projeto “Vozes da Juventude”, O objetivo do projeto foi de promover interação e intervenções com os usuários das instituições escolhidas , para vivência e troca de experiências.
Foram realizados seis encontros, sendo o primeiro na Festa Junina da APAE-BH, quando os alunos do Colégio fizeram um belo trabalho voluntário, ajudando na cantina. O segundo encontro foi com a gerente do Serviço de Acolhimento Institucional “Casa Lar”, Sra. Alina Braga, que falou sobre a história deste serviço e, em seguida, promoveu o primeiro contato dos alunos com os moradores das Casas Lares. Foi possível perceber como os alunos ficaram empolgados com tudo que vivenciaram.
Os dois últimos encontros foram na Casa Lar Santa Tereza, quando houve muita alegria e interação com os moradores, com jogos e contação de histórias.
Os alunos relataram que a vivência com os usuários e profissionais da APAE-BH foi muito positiva, pois puderam conhecer melhor o que é a deficiência e, em decorrência disso, acabaram desconstruindo o pensamento que tinham sobre as pessoas com deficiência intelectual. Eles concluíram, também, que aceitar as diferenças é muito mais fácil e gratificante do que imaginavam.
Nós, da APAE-BH, acreditamos que por meio dessa vivência, os alunos puderam perceber as demandas concretas da pessoa com deficiência, e que ações relevantes, como esta desenvolvida pelo Colégio Santo Antônio, contribuem de forma significativa para despertar nos jovens a consciência de que a sociedade precisa respeitar a pessoa com deficiência para construir um mundo mais justo e solidário.
Assim, agradecemos e parabenizamos o Colégio Santo Antônio pela iniciativa e reafirmamos que a APAE-BH estará sempre de portas abertas para promover momentos de interação, inclusão e alegria entre seus alunos e nossos usuários. [vc_gallery type=”grid” images=”17326,17327,17328″ img_size=”full”]