Direitos, Necessidades e Realizações

A Federação Nacional das APAEs e suas unidades filiadas promoveram no período de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em comemoração, os usuários da APAE-BH tiveram uma programação especial repleta de atividades voltadas para a temática “Pessoa com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”. Para a cerimonia de encerramento estiveram presentes, a presidente da APAE-BH, Judith Monteiro, o presidente da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais, deputado federal Eduardo Barbosa, o casal de autodefensores da instituição, João Pedro Teixeira e Maria de Fátima Leite, que representaram todos os usuários, e Heloisa Ribeiro dos Santos, representando as famílias dos usuários.

Todas as APAEs do Brasil estão refletindo sobre o tema Pessoa com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações, e discutindo sobre a evolução da nomenclatura de deficiência intelectual, os desafios a serem enfrentados a partir das necessidades dessa pessoa e os principais direitos historicamente alcançados. Para a presidente da APAE-BH, é preciso continuar lutando pelos direitos dessas pessoas e, principalmente, dar ouvidos a elas. “Precisamos ouvir nossos usuários, entender ainda mais os seus desejos, e isso é de extrema importância, tanto para eles, quanto para nós como instituição”, disse Judith Monteiro.

A pessoa com deficiência vem sendo reconhecida por sua capacidade e funcionalidade, e não por sua limitação e dificuldades. A discussão avançou para os futuros a partir das necessidades dessas pessoas: a sua participação e inclusão social e a garantia dos direitos. Grandes esforços vêm sendo envidados para diminuir o preconceito, a discriminação e a infantilização dessas pessoas.  Hoje, elas vivem mais, têm uma vida mais ativa, se casam, trabalham e, consequentemente, têm melhor qualidade de vida. Todas essas conquistas influenciam a vida dessas pessoas e de suas famílias.

No decorrer dessa semana, os usuários participaram de oficinas interativas realizadas nos diversos programas da entidade. Nas oficinas de Padaria, e Sorveteria e Biscoitaria, do programa Trabalho, Emprego e Renda, os usuários produziram bolos e biscoitos junto com os seus pais. Nas atividades em grupo, usuários, familiares e profissionais conversaram sobre os mais variados assuntos relacionados à pessoa com deficiência e os cartazes e histórias em quadrinhos baseados no tema da Semana e criados pelos usuários foram expostos. Além disso, intervenções artísticas, como a apresentação do Coral Vozes da APAE, e atividades esportivas, como o Slack Line, complementaram a programação da Semana.

O deputado federal Eduardo Barbosa, ressaltou a importância da Semana, Dizendo: “É preciso escancarar para a sociedade que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla existem, possuem vontades, sonhos, realizações e que precisam ser ouvidas”. Ainda em seu discurso, Eduardo falou sobre o espírito APAEano de busca pelos direitos das PcD, direitos estes, conquistados com muita luta, como a inserção no mercado de trabalho e sua importância para a sociedade.

“Vocês são muito importantes para nós. E é por vocês que lutamos e vamos continuar lutando. A APAE é a referência da vida de vocês. Se vocês precisarem de colo, abraços, conselhos, podem ter certeza que vão encontrar aqui. Este o lugar é a retaguarda da vida de vocês”, disse. E Eduardo continuou: “Nós, que convivemos com pessoas com deficiência intelectual e múltipla, descobrimos um punhado de coisas que não conhecíamos antes. Isso porque vocês despertam sentimentos profundos, que às vezes estão abafados, esquecidos. Nós temos uma dáviva: poder conviver e aprender a cada dia com vocês”.

Homenagem

Antes de encerrar a solenidade, foi prestada uma homenagem póstuma à Superintendente da APAE-BH, Darci Fioravante Barbosa, pelo seu profícuo trabalho em prol das pessoas com deficiência  intelectual e múltipla. Foram mais de 30 anos dedicados ao Movimento APAEano, lutando bravamente pela constante melhoria dos serviços voltados ao atendimento das reais necessidades pessoas [vc_images_carousel images=”12562,12565,12570,12571,12598,12599,12601,12600,12602,12603,12604,12605,12606,12607,12608″ img_size=”full”][vc_images_carousel images=”12609,12610,12611,12612,12613,12614,12617,12618,12619,12621,12622,12623,12624,12625,12626,12620″]