Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. E, sem dúvidas, mesmo na era digital, as barreiras de comunicação ainda representam um um extremo obstáculo para a plena inclusão e participação das  pessoas surdas ou com perda auditiva relevante nos mais diversos setores da sociedade.

A lei 10.436/2002 reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e outros recursos de expressão a ela associados. Em 2009, com a entrada em vigor da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ficou consagrado o princípio da acessibilidade comunicacional como um dos pilares para a promoção da dignidade das pessoas surdas ou com perda auditiva.

Com o advento da Lei Brasileira de Inclusão da PcD (Lei 13.146/2015), aquilo que já era obrigatório ganhou ainda mais foça, pois o novo texto legal assevera a necessidade eliminação das barreiras de comunicação, através da presença de intérprete de libras nos mais diversos serviços públicos e privados, sobretudo no âmbito educacional e nas relações de trabalho, de modo que a negativa ou falta de acessibilidade comunicacional pode refletir na eventual responsabilidade civil da instituição ou do agente que deu causa por ação ou omissão.

Contudo, embora o texto legal seja um forte parâmetro para judicialização do direito a acessibilidade, na prática as pessoas surdas ou com perda auditiva ainda enfrentam muitas barreiras de natureza comunicativa.  E pensando em soluções inovadoras para esse público o jovem Felipe Barros, que é surdo e estudante de Sistemas de Informação, teve a ideia de criar uma  plataforma web de videoconferências para acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes. Uma ideia inovadora que certamente vai fazer a diferença na vida muitas pessoas.

Trata-se da Signumweb, que promete disponibilizar intérpretes de libras na tela do computador ou de um smartphone em qualquer serviço da sociedade.

É como se fosse um “Uber dos Intérpretes”. As empresas interessadas e cientes do seu dever legal de promover a acessibilidade em todas as suas formas podem assinar um plano com a Signumweb. Sempre que um cliente surdo necessitar de atendimento basta acionar a plataforma que um intérprete de líbras estará disponível online para fazer  tradução.

Essa plataforma possui alguns diferenciais como:

– Serviço de intérpretes disponível 24h por dia sem limites territoriais;
– A pessoa surda não gasta nem um centavo para ter acesso à plataforma;
– Os intérpretes de libras podem ter uma renda complementar na comodidade da sua casa;
– Excelente relação custo x benefício para o mundo corporativo;
– As empresas que adotarem a plataforma sairão na frente da concorrência no atributo acessibilidade ganhando mercado com o respeito dos clientes e consumidores surdos ou com perda auditiva (fora os amigos e familiares);

Os intérpretes que desejarem se cadastrar plataforma, empresas e pessoas interessadas podem entrar em contato com através do e-mail: contato@signumweb.com.br.

Fonte: http://bit.ly/2xAW91U