Inserir a pessoa com deficiência na sociedade vai muito além de promover ações de cultura, lazer e esportes; é fazer com que se sintam capazes, produtivas e parte do coletivo. A APAE de Belo Horizonte desenvolve um trabalho de inserção no mercado de trabalho, de forma responsável, por meio da metodologia do Emprego Apoiado,  utilizando os apoios e adaptações necessários para  incluir a pessoa com deficiência garantindo-lhe a igualdade de oportunidades.

A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho deve ser entendida como acesso digno ao mundo do trabalho, caracterizado pelo exercício de atividade laboral remunerada. Desde 2011, a APAE-BH presta assessoria às empresas que desejam incluir um trabalhador  com deficiência no seu ambiente de trabalho.

A utilização dessa metodologia aumenta as oportunidades de uma colocação responsável das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, superando as dificuldades e promovendo sua autonomia. Esse processo envolve ações de assessoria, orientação e acompanhamento personalizado e individualizado ao trabalhador dentro da empresa, levando  em consideração a função que será exercida e garantindo sua permanência e as mesmas condições de trabalho oferecidas às outras pessoas.

A APAE-BH apoia ações e oportunidades de inclusão, sempre de acordo com os interesses, habilidades e necessidades individuais da pessoa com deficiência intelectual, favorecendo o sucesso de sua inserção.

Há cerca de 10 anos, a APAE de Belo Horizonte presta assessoria às empresas que desejam incluir pessoas com deficiência no seu quadro de funcionários. Uma dessas empresas é a Anglo American Minério de Ferro do Brasil S.A., que recebeu o Prêmio Empresa Inclusiva, na categoria Grandes Empresas.  Este prêmio tem como objetivo mapear, valorizar e divulgar as boas práticas de inclusão de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho.

Confira a Revista Prêmio Empresa Inclusiva