Profissionais da saúde da Clínica Intervir da ApaeBH recebem certificado do curso Bobath

As profissionais da área da saúde que atuam na Clínica Intervir da Apae-BH receberam no final de julho, o certificado de conclusão do Curso Básico Neuroevolutivo Infantil – Conceito Bobath. O Bobath é um curso básico de aperfeiçoamento clínico direcionado ao tratamento de indivíduos com disfunção neuromotora (Paralisia Cerebral).

Ao todo foram 280 horas/aulas divididas em duas etapas nos meses de janeiro e julho, realizadas na Clínica da entidade. Entre as duas etapas, as profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia realizaram um trabalho clínico que foi avaliado pelos professores na segunda etapa.

O Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath é uma abordagem de resolução de problemas que avalia e trata as deficiências e limitações funcionais de pacientes com disfunções neurológicas, primordialmente em crianças com Paralisia Cerebral e adultos após Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) Howle Janet. Esses pacientes apresentam disfunções da postura e do movimento que levam a limitações em suas atividades funcionais. Essa abordagem foca na análise e tratamento de deficiências sensório-motoras e limitações funcionais.

Este é um dos meios mais utilizados no acompanhamento de pacientes com déficit neurológico e oferece um modelo de referência durante as intervenções clínicas dos terapeutas da neuroreabilitação.  Os pais de crianças com disfunção neuromotora ou com distúrbios do desenvolvimento neuromotor devem considerar a importância da intervenção terapêutica baseada no Conceito Bobath, atualmente a abordagem mais reconhecida, que avalia e trata, ativando músculos, controle postural e equilíbrio, para que a criança adquira autonomia nos movimentos para brincar, comer e cuidar do próprio corpo.

“Quanto mais cedo esse tratamento começar, melhor será para o desenvolvimento da criança. Os pais precisam estrar cientes da eficácia deste método”, ressaltou a instrutora e coordenadora do curso Bobath BH, Helenice Soares de Lacerda.  A intervenção consiste em, cuidadosamente, avaliar e planejar as estratégias do tratamento direcionadas à melhora da funcionalidade de cada indivíduo.

 

Fonte: http://www.bobath.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?