APAE JÚNIOR

Buscando desenvolver, aprimorar e impulsionar a eficiência, incrementar e aumentar a produtividade e elevar os níveis de qualidade das habilidades e competências de nossos usuários iniciamos este mês, o Projeto APAE JÚNIOR, no Programa Trabalho, Emprego e Renda.

O objetivo deste Projeto é proporcionar o treinamento no próprio ambiente de trabalho do “funcionário” (atual ou futuro), complementar ou aprofundar sua formação por meio da aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento habilidades específicas. Consideramos que esse tipo de atividade é indicado para aproximar ao máximo o nosso usuário do ambiente de trabalho.

Para tanto, o Programa Trabalho, Emprego e Renda aplica a metodologia do Emprego Apoiado, com a participação de diversos programas e áreas internas da APAE-BH, que vão se “transformar” em “empresas com projeto de inclusão da PCDI”.

Para implantação do Projeto, desenvolvemos, em conjunto com vários gestores da instituição, os seguintes trabalhos:

  • Levantamento e análise dos postos de trabalho disponíveis na instituição;
  • Montagem do perfil profissiográfico (registro de tudo o que é relativo à atividade profissional);
  • Adequação do Perfil da vaga ao Perfil da PCDI (baseado no resultado das avaliações e ferramentas métricas comprovadas cientificamente);
  • Treinamento para os funcionários-apoio das áreas que receberão o nosso usuário;
  •  Adaptação dos materiais e rotinas utilizados pelo programa/área, com linguagem acessível para a PCDI;
  •  Desenvolvimento e acompanhamento dos apoios necessários; entre outras.

Consideramos o Projeto APAE JÚNIOR uma vantagem competitiva no momento da inserção efetiva dos nossos usuários no mercado de trabalho, pois “esta vivência prática” vai contribuir para o seu bom e eficaz desempenho.

Para conquistar esta vantagem, a APAE-BH investe no potencial dos usuários e leva em conta sua percepção em relação ao ambiente que os cerca. Ou seja, o mercado de trabalho e suas relações interpessoais.

Como principais vantagens e benefícios deste projeto, destacamos:

  • A experiência de trabalharem dentro da instituição como se estivessem numa empresa, será uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento a todos os participantes do Projeto.
  • O treinamento e desenvolvimento serão realizados em situação muito próxima do real.
  • Maior motivação, pela aproximação das condições reais de trabalho.

Enfim, o mundo organizacional está mais competitivo e o ambiente cada vez mais mutante. A cada dia surgem novas tecnologias, novos métodos e processos de se fazer as coisas e só vai conseguir trabalho quem tiver competência para fazer as coisas de acordo com essas novas exigências do mercado.

Este é um dos objetivos do Programa Trabalho Emprego e Renda da APAE-BH: inovar e impulsionar o desenvolvimento e capacitação dos seus usuários, preparando-os para o mercado de trabalho; porque acreditar neles, nós já acreditamos.

Darlene Lobo

Gerente do Programa Trabalho, Emprego e Renda