A semana, de 21 a 28 de agosto, a APAE de Belo Horizonte comemorou intensamente a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com base no tema “Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas”, foram desenvolvidas ações como rodas de conversas com colaboradores e familiares de usuários, oficinas interativas, atividades coletivas, audiência pública, atrações musicais, sempre ressaltando a importância da família na vida da pessoa com deficiência. Na abertura da Semana,  funcionários, usuários e seus familiares caminharam pelas ruas do bairro Santa Tereza, até a Praça Duque de Caxias.

Durante a audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, (ALMG), no dia 26, a presidente da Apae-BH, Judith Monteiro, frisou a importância da família na vida da pessoa com deficiência.  “Essa participação é fundamental para que ela tenha condições de ter uma vida mais digna”. Judith também lamentou a ausência de representantes de secretarias municipais de saúde à reunião. “É no interior que está o nosso principal gargalo e seria muito interessante se houvesse uma troca de ideias e experiências entre esses representantes e nós, do Movimento Apaeano.  Eles foram convidados e lamento não terem vindo”, ressaltou.

As Rodas de Conversa, sempre presentes no dia a dia da Apae-BH, não poderiam ficar de fora das atividades comemorativas. Ao todo, foram realizadas três edições e uma delas aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV Contagem, administrado pela Apae-BH. A assistente social da instituição, Elen Mariz, gerente do serviço de Defesa de Direitos e Apoio à Família, conduziu a reunião com o objetivo de compartilhar conhecimentos. Durante a sua fala, Mariz, explicou o que são as políticas públicas, enfatizou que elas não se sustentam sozinhas e que são necessárias a mobilização e a participação de todos; seja na saúde, na educação, na segurança ou nas políticas específicas, como é o caso das políticas voltadas às pessoas com deficiência.

Os alunos da Escola Oficina Sofia Antipoff, da Apae-BH,  apresentaram uma peça de teatro na quadra da instituição, com o tema: “Direitos e Deveres: uma questão de igualdade”. Já os usuários do serviço Centro Dia, prestigiaram os colegas artistas, protagonistas da “Expo Inclusão – Enxergando a diferença através da arte”, que acontece até o próximo dia 31, no Centro de Referência da Juventude. Houve também atividades, no Serviço de Atendimento em Domicilio.

No decorrer da Semana, foi realizada a formatura da turma da Escola de Formação de Autodefensores. Durante 1 ano e meio, 14 usuários da instituição participaram do curso, cujo objetivo é levar até eles as informações necessárias para que possam defender e reivindicar os direitos da pessoa com deficiência e representar esse público junto à sociedade. Os eleitos foram Fernanda Caldeira, com 74 votos; Luiz Gustavo, com 46 votos, e Matheus Henrique (Suplente) com 15 votos.

Para encerrar as atividades da Semana, os colaboradores, usuários e familiares da instituição participaram do Show de Talentos. Nesta edição, o Semifinalista The Voice Kids 2019, Gui Mendes, participou da atração e afirmou: “Adorei participar desse momento. Muito obrigado à Apae-BH pela oportunidade!”.

Confira as fotos da semana: https://bit.ly/2zwpgpY

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?