Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações
Costa, Luiza1
(in memoriam)
Este texto pretende sintetizar as principais conquistas, desafios e realizações alcançadas pelo movimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, na defesa e garantia de seus direitos, notadamente na igualdade de oportunidades e na inclusão social e comunitária. A ideia central é de subsidiar as discussões quando da consecução das atividades relativas à Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla a se realizar entre os dias 21 e 28 de agosto de 2017, em Minas Gerais.
Tais atividades serão organizadas e executadas pelas Apaes e devem contar com a participação de representantes das esferas governamentais, órgãos de controle social e, sobretudo, pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, seus familiares e membros das comunidades locais. Conhecer os significados das deficiências é o primeiro passo para alcançarmos novos patamares da tão sonhada e desejada igualdade de direitos e inclusão social e comunitária dessas pessoas.
Por isso, o texto a seguir está distribuído, além dessa introdução, em quatro itens que, no nosso entendimento, são caros e fundamentais ao Movimento Apaeano: a evolução terminológica de deficiência intelectual; os desafios a serem enfrentados a partir das atuais necessidades das Pessoas com Deficiência Intelectual; os principais direitos historicamente alcançados e, por fim, as considerações finais. As discussões serão seguidas de sugestões de atividades que podem ser executadas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
A equipe da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) deseja a todos, boa leitura e um excelente trabalho.
1 Mestra em Ciências Sociais, Especialista em Política de Assistência Social e Gestão do Sistema Único de
Assistência Social- SUAS, Assistente Social, Coordenadora Técnica da Federação das Apaes do Estado de
Minas Gerais. (in memoriam)