A 45ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança terá início nesta quinta-feira (03/01) e pela terceira vez consecutiva o Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais), responsável pela Campanha, firma parceria com a APAE de Belo Horizonte. Visando a inclusão social, estão sendo doadas 2000 cortesias para a instituição, para acesso a espetáculos nas categorias adulto e infantil, que serão distribuídas para os usuários dos serviços da APAE-BH e suas famílias. Outras entidades que atendem pessoas com deficiência também são presentadas pelo Sinparc.

Na manhã desta quinta-feira a APAE-BH esteve presente no lançamento da Campanha, realizado no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Rômulo Duque, Presidente do Sinparc, afirmou é o Sindicato que ganha com a participação das instituições na Campanha de Popularização do Teatro e Dança e comentou: “Para nós essa inserção social das pessoas com deficiência é fundamental. Estamos cumprindo um compromisso com essa parte da sociedade que precisa ser estimulada a consumir cultura.”

Segundo Duque, é muito importante que as pessoas com deficiência possam ir ao teatro e não se sintam discriminadas em nenhum momento. Além disso, afirmou: “É preciso que elas tenham a oportunidade de conhecer o trabalho de artistas de Minas Gerais e percebam que são integrantes da sociedade como todos nós. Os usuários da APAE-BH serão muito bem recebidos nos espetáculos. Estou muito feliz e tenho certeza de que muitos virão assistir e sairão satisfeitos com a Campanha.” Duque finalizou dizendo que a APAE-BH é muito importante pelo o que ela representa e que o Sinparc só tem a agradecer à instituição pela participação.

Elen Mariz, Gerente de Defesa e Garantia de Direitos e Apoio à Família da APAE-BH, afirmou que é de extrema importância para a entidade essa parceria com o Sinparc, pois existem poucas opções de lazer para as pessoas com deficiência em Belo Horizonte. “É uma oportunidade muito rica para as famílias poderem ter acesso ao lazer e à cultura. Nas outras edições da Campanha, muitas famílias relataram que foi a primeira oportunidade que tiveram de ir a um teatro, então eu fico muito feliz com essa parceria.”

De acordo com Elen, “a acessibilidade vai além de estruturas e barreiras arquitetônicas. Vai para uma questão cultural. É o acesso que essas pessoas têm à magia de uma peça infantil, por exemplo, ou às peças para adulto, que o Sinparc oportuniza tanto para a APAE-BH quanto para outras instituições.”

Até 24 de fevereiro serão apresentados cerca de 160 espetáculos infantis, juvenis e adultos, com gêneros para todos os gostos, como comédia, drama, folclórico, entre outros. Este ano seis cidades mineiras participam: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Sete Lagoas.

A APAE-BH agradece ao Sinparc pela parceria!

 

Crédito: Assessoria de Comunicação APAE-BH [vc_images_carousel images=”15990,15991,15992″ img_size=”medium”]