Durante o ano de 2019, a Psicóloga Alessandra de Paula, do serviço Trabalho, Emprego e Renda, da APAE-BH, realizou encontros mensais com as famílias dos usuários, dentro do Projeto “Encontro de Convivências”, quando foram discutidos temas relacionados aos medos, expectativas, reflexões e trocas de experiências para o reconhecimento das potencialidades dos filhos com deficiência e desmistificação para a entrada no mercado de trabalho.

Para o fechamento das atividades, no último encontro do ano foram realizadas uma dinâmica entre as mães para explorar sentimentos, e uma reflexão sobre o ano de 2019. Foi solicitado que cada mãe escrevesse uma “Carta para si mesmo”, relatando sentimentos marcantes e expectativas. Algumas mães, no florescer das emoções, quiseram compartilhar suas falas com o restante do grupo. Foi um grande momento de troca vivencial e todas puderam expressar seus sentimentos. Momento de agradecer, pensar e repensar, mostrar gratidão e reconhecer a importância do outro na nossa vida.

Segue, o trecho da carta de uma das mães, Adriana Mara, que tem uma filha com Síndrome de Down, usuária do Serviço:

“Agradeço a Deus pela APAE, por esses 24 anos que estou aqui, por me auxiliar e incentivar na minha profissão.

A melhor parte de mim, meus filhos… Felippe que se tornou um homem de verdade, com uma índole ímpar e que em 2020 vai formar sua própria família, meu porto seguro, meu amigo e ás vezes meu pai (rsrsrs). Entendo seu cuidado e ciúmes por nós. Eu e minha querida Fernanda, minha inspiração e professora de vida.

Ao programa TER (Trabalho, Emprego e Renda), com a Izabella na coordenação, todos os instrutores e, todos aqueles que passaram por ele, obrigada!

TER que às vezes para mim não significa Trabalho, Emprego e Renda e sim, TER dignidade, TER compreensão, TER amigos, TER respeito, TER oportunidades, TER amor e TER, também, puxão de orelha e muitos outros TER.

… E para terminar, querido Deus, que em 2020 possamos TER mais desafios. Obrigada! Que venha 2020!”

Serviço Trabalho, Emprego e Renda