Nesta semana, a região da Pampulha será palco de tradicional evento esportivo voltado para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Nos próximos dias 16, 17 e 18, o Estádio Felipe Drummond (Mineirinho) e o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE UFMG), ambos na região da Pampulha em Belo Horizonte, receberão a XIX edição da Olimpíada Estadual das APAEs de Minas Gerais. Durante três dias, modalidades como Atletismo, Futsal, Judô e Ginástica serão disputados por mais de 600 atletas com deficiência intelectual, usuários de 144 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do estado.

Realizada de três em três anos pela Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) com o apoio das APAEs anfitriãs, que neste ano é a APAE Belo Horizonte, a Olimpíada Estadual das APAEs de Minas Gerais tem como objetivo proporcionar aos usuários das entidades a participação em um evento de grande amplitude e, principalmente, oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente a pessoa com deficiência é impossibilitada desse convívio devido a barreiras físicas e sociais.

Neste ano, espera-se o envolvimento de mais de 800 pessoas durante a Olimpíada, sendo os atletas os grandes protagonistas dessa exitosa oportunidade de desenvolvimento e inclusão social. Para o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, “a Olimpíada é um momento que possibilita não só a integração e a promoção da habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, mas da oportunidade de autoconhecimento, tanto do próprio corpo, quanto de suas potencialidades”.

Segundo a Coordenadora de Linguagens Alternativas (Artes e Esportes) da Feapaes-MG, Bruna Campos, a abertura do evento, que acontecerá no Mineirinho, será como manda o figurino. “Teremos a entrada das delegações, entrega de medalhas de participação, juramento pronunciado pelos atletas, entrada da tocha olímpica com o acendimento da pira e uma mostra com a adaptação do jogo Goalball, praticado por usuários dos programas da Assistência Social e do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da APAE de Pará de Minas”, garante.

As atrações musicais ficarão por conta dos anfitriões do evento. O grupo de percussão “APAEtucada” e o coral “Vozes da APAE”, ambos da APAE Belo Horizonte, irão se apresentar durante a abertura.

O evento é uma realização da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes; da APAE de Belo Horizonte; do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG; do Grupo APLUB; Capemisa Seguradora; Legal Cap; Triângulo da Sorte; Minas Cap e Super Minas Cap.

Mais informações:

XIX Olimpíada Estadual das APAEs de Minas Gerais

Data da Abertura Oficial: 16/11/2017 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Estádio Felipe Drummond (Mineirinho): Portão 2, Av. Chafir Ferreira, S/Nº, São Luiz – Belo Horizonte/MG

Programação Completa: https://goo.gl/K4GXP1

​ [kleo_button title=”Confira a programação completa da XIX Olimpíada Estadual das APAEs ” href=”http://apaebh.org.br/site//wp-content/uploads/2017/11/Programação-1.pdf” icon=”0″]